Quinta, 25 de Abril de 2024

Fernandópolis despenca quase 100 posições no Município Verde Azul

09/12/2016 as 08:15 | Fernandópolis | Da Redaçao
A cidade de Fernandópolis, que já figurou nas cinco primeiras colocações no ranking do "Município Verde Azul", no mandato do ex-prefeito Luiz Vilar, hoje ocupa apenas a 102ª posição.

Ou seja,em quatro de governo Ana Bim, a cidade despencou quase 100 colocações no ranking.

Os números foram divulgados ontem na São Paulo Expo, zona sul da capital paulista.Com a brusca queda na classificação, Fernandópolis perdeu o selo Verde Azul, e com isso, ficará sem algumas benfeitorias do Governo do Estado, como aquisição de caminhões-pipa, trituradores, roçadeiras, caçambas, entre outros.

Enquanto isso, o município vizinho de Votuporanga é a quarta melhor cidade do Estado de São Paulo no Ranking Ambiental Paulista 2014.

A nota de Votuporanga, 97,38, também concede ao município o prêmio Franco Montoro, dedicado aos melhores colocados no ranking em suas bacias hidrográficas. Votuporanga obteve a primeira colocação, dentre 66 municípios da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande.

O PROGRAMA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

O primeiro Ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios, e o Ranking publicado em dezembro de 2014 contou com a certificação de 130 municípios, demonstrando a crescente adesão dos municípios paulistas ao PMVA.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com