Sábado, 20 de Abril de 2024

Campanha realiza 652 testes rápidos de Aids em Fernandópolis

Apenas um resultado positivo foi registrado e o paciente já iniciou o tratamento, que é gratuito, no Cadip
06/12/2016 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
A Secretaria municipal de Saúde de Fernandópolis realizou 652 testes rápidos de detecção do HIV durante as duas semanas da campanha “Fique Sabendo”. A meta, estipulada para o Dia Mundial de Combate à Aids, era de 600 exames.

Apenas um resultado positivo foi registrado e o paciente já iniciou o tratamento, que é gratuito, no Cadip (Centro de Atendimento às Doenças Infecto-parasitárias).

Ao longo da campanha, foram realizadas duas ações na Praça Joaquim Antonio Pereira, nos dias 19 e 26. Nesses dois dias, profissionais da secretaria disponibilizaram o teste para os cidadãos que transitavam pela região central da cidade.

Nos últimos dias de campanha foram aplicados testes no 16º Batalhão de Polícia Militar, no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) AD, na Santa Casa de Misericórdia e em diversas lojas.

Os testes rápidos de HIV continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Também são oferecidos exames rápidos para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e hepatite C.

Doença

A Aids é uma doença sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico. O meio mais eficaz para evitar a sua disseminação é o uso do preservativo.

Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser controlada por meio de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Atualmente 330 portadores do HIV em Fernandópolis e região contam com acompanhamento do Cadip.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com