Sexta, 19 de Abril de 2024

Bela Gil afirma ter arruinado sua vida sexual por um ano

22/10/2016 as 00:00 | Brasil | Da Redaçao
A chef e apresentadora Bela Gil estreou, neste mês, uma nova série em seu canal no Youtube sobre maternidade.

Mãe de Flor, de 7 anos, e Nino, de apenas três meses, a baiana surpreendeu em sua primeira transmissão feita ao vivo ao afirmar teve sua vida sexual profundamente abalada após ter sido submetida à episiotomia na primeira vez que deu à luz. "Quando você está em um hospital, há mais chances de passar por intervenções médicas (durante o parto). Existem vários tipos de intervenções, como a episiotomia. Se você não tem necessidade de fazê-la, não faça, porque isso pode arruinar sua vida sexual por um ano. Foi o que aconteceu comigo", declarou.

O ginecologista e obstetra Dr. Ricardo Luba explica que esse procedimento cirúrgico - que compreende um corte na região do períneo (localizado entre a vagina e o ânus) - é rotina para alguns profissionais, mas não para a totalidade: "Todos temos uma autonomia para realizar o seu trabalho. Mas, dentro da medicina, há sempre um protocolo pré-definido para evitar ao máximo erros médicos.", explica.

Algumas pessoas, assim como Bela Gil, defendem que a episiotomia é uma violência obstétrica, no entanto, Dr. Ricardo pondera "as mães confundem violência obstétrica com seu modelo ideal de parto que, muitas vezes, não é possível de ser realizado". Ele explica que existe um procedimento chamado "plano de parto" para que, em eventuais emergências, as atitudes tomadas pelo médico estejam de acordo com os desejos da mulher.

"Esse corte é usado para evitar que o bebê sofra caso demore muito a nascer - o chamado sofrimento fetal -, pois acelera o processo. Por isso, é importante o plano de parto para o médico tomar uma decisão rápida" defende. O sofrimento fetal pode ter consequências como paralisia cerebral infantil e epilepsia, por isso deve ser evitado.

Além disso, Dr. Ricardo ressalta que, caso a episiotomia seja descartada e haja real necessidade de sua realização, as consequências para a mulher podem ser ainda pior. "Se a cabeça do beber for muito grande, por exemplo, pode ocorrer a laceração do períneo [sem o controle possibilitado pela episiotomia]", conta, "então a mulher pode ter problemas como lesão no ânus, provocando incontinência fecal, uma vez que o reto estará rasgado".

O plano de parto é fundamental para que a mulher não se sinta violentada durante o nascimento de seu bebê. É verdade que existem diversos procedimentos na medicina que não são naturais e, em alguns casos, desnecessários. Porém, em situações de emergência, eles podem ser fundamentais para o bem-estar da mãe e do bebê. Lembre-se de conversar com seu médico para que o parto ocorra dentro do esperado e você satisfeita.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com