Sexta, 19 de Abril de 2024

Barça arranca virada contra o Gladbach e dispara na ponta

28/09/2016 as 23:33 | Mundo | Da Redaçao
Não foi fácil, mas o Barcelona conseguiu a segunda vitória seguida na Liga dos Campeões, na tarde desta quarta-feira.

Entrando em campo contra o Monchengladbach, no Borussia Park, pela segunda rodada do Grupo C, os catalães saíram derrotados da primeira etapa, com gol de Thorgan Hazard, mas melhoraram e viraram para 2 a 1 no segundo tempo, com Arda Turan e Piqué balançando as redes.

Com o resultado, e aproveitando o empate do Manchester City diante do Celtic, os atuais campeões espanhóis dispararam na liderança da chave, abrindo dois pontos de vantagens para os ingleses.

O confronto deste meio de semana marcou, também, o reencontro de Ter Stegen com o Borussia. Antes de ir à Espanha, o goleiro ganhou projeção internacional no clube e saiu com status de ídolo.

Pela próxima rodada, os azuis e grená recebem o City, no dia 19 de outubro, enquanto, no mesmo dia, o Alvinegro vai a Escócia visitar o Celtic.

O JOGO – O Gladbach não tomou conhecimento de estar enfrentando uma das melhores equipes do mundo e não quis saber de ficar na defensiva. Tentou abrir a defesa do Barça nos minutos iniciais, mas acabou esbarrando nas próprias limitações técnicas.

Os visitantes, por sua vez, acabaram tendo bastante espaço no ataque, ficou bem perto de marcar nos minutos iniciais, mas pecou na conclusão das jogadas. Com isso, a partida ficou muito aberta, mas sem nenhum dos times desequilibrar. Apesar de não dominar a posse de bola e de permitir algumas investidas alemãs, saíram dos pés espanhóis as principais chances de gol.

A primeira grande chance de alteração no placar veio do Barça. Logo aos seis minutos, Neymar recebeu cruzamento rasteiro de Jordi Alba, chutou à queima roupa e viu Yan Sommer operar um verdadeiro milagre. Aos 11 minutos, Luis Suárez teve uma oportunidade muito clara de marcar. O camisa 9 aproveitou um escorregão do zagueiro, emendou de primeira com a perna esquerda, mas acabou mandando para fora com muito perigo. O próprio uruguaio recebeu lindo passe de Neymar, aos 20 minutos, mas acabou tendo o chute cortado pela defesa. Já aos 22 minutos, Rakitic resolveu mandar a bomba de fora da área e viu Yan Sommer fazer grande defesa.

Conforme o final da primeira etapa foi se aproximando, a partida esfriou e as equipes não conseguiam mais se aproximar da área.

No entanto, foram os donos da casa que, após quase serem superados, conseguiram aproveitar um erro de Sergio Busquets para contra-atacar e sair com três jogadores à frente da defesa toda desorganizada, aos 35 minutos. Após desarmar o camisa 5 catalão, Dahoud tabelou com Raffael e lançou para Thorgan Hazard, que, dentro da área, só teve o trabalho de tirar do goleiro.

Diferente dos 45 minutos iniciais, a segunda etapa começou muito estudadas, com os adversários tendo cautela na hora de atacar. O técnico Luis Enrique promoveu mudanças no elenco visitante, com as entradas de Turan e Rafinha e, apesar de não ver uma grande melhora no futebol apresentado, pôde contar com a garra da equipe para mexer no placar.

Após muito tempo de jogo truncado no meio-campo, só aos 20 minutos os catalães fizeram o que não conseguiram fazer durante todo o primeiro tempo: aproveitar uma chance. Neymar recebeu de frente para a defesa e descolou belo passe por cima para Arda Turan, que lançou a bomba no meio do gol, sem dar chances de defesa.

Mesmo com o gol, o Barça seguiu sem dominar e ainda deu espaços para os oponentes. No entanto, voltou a reencontrar as redes, desta vez aos 28 minutos, contando com falha de Sommer. Depois de brilhar no primeiro tempo, o goleiro acabou não conseguindo segurar o chute no meio de Suárez e soltou a bola nos pés de Piqué, que não tinha nada há ver com a falha e garantiu a virada.

Apoiados pela vantagem e conseguindo conter as ofensivas do Gladbach, os catalães só administraram o placar para sair com o triunfo e manter os 100% na Champions. 2 a 1 no Borussia Park.

City busca empate

Quem também entrou em campo nesta quarta pelo Grupo C foi o Manchester City, que acabou não tendo a mesma sorte de virar o jogo, como o Barcelona. Após sair duas vezes atrás no placar, diante do Celtic, em Glasgow, os Sky Blues arrancaram um empate de 3 a 3, mas acabaram perdendo os 100% de aproveitamento na temporada e viram a distância para o primeiro colocado da chave aumentar em dois pontos.

Esta foi a primeira vez, desde que assumiu o comando do City, que Pep Guardiola deixou o gramado sem ser o técnico vencedor. Até esta tarde, ele havia vencido todos os 10 jogos que disputou – três da Champions, outros seis pelo Campeonato Inglês e um pela Copa da Liga Inglesa.

Muito diferente do time que levou sonoros 7 a 0 do Barcelona na primeira rodada, os escoceses mostraram muita organização e garra já no primeiro tempo. Conseguiram abrir o placar logos aos 2 minutos de jogo, com Dembelé desviando de peito – em posição de impedimento – após linda jogada ensaiada em cobrança de falta; levaram o empate com gol verde e amarelo, após Fernandinho aproveitar rebote em chute de Kolarov, e voltaram a liderar o placar com Sterling mandando para a própria meta, ao tentar desviar cruzamento de Tierney.

No entanto, os ingleses não queriam saber de ficar atrás e voltaram a deixar tudo igual com Sterling. O atacante recebeu lindo passe de David Silva, aos 28 minutos, driblou o zagueiro e o goleiro com um corte só e mandou para as redes.

Entrando com a mesma força na segunda etapa, os alviverdes já voltaram a estar na frente logo no primeiro minuto, novamente com Dembelé. Após Kolarov furar ao tentar tirar o cruzamento, o camisa 10 dominou de coxa e emendou um belo chute, de costas, sem deixar a peteca cair.

Apesar de começar bem mais uma vez no jogo, o Celtic acabou vendo os ingleses crescerem conquistarem a igualdade mais uma vez. Aproveitando rebote de Aguero, que parou nas mãos de Craig Gordon, após linda jogada, Nolito bateu de primeira para marcar.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com