Sábado, 20 de Abril de 2024

Hamburgueria "Zebeléo" não vai ter mais financiamento coletivo

27/08/2016 as 00:00 | Brasil | Da Redaçao
Depois de surpreender e revoltar os brasileiros ao lançar um financiamento coletivo para abrir uma hamburgueria gourmet em São Paulo, o trio empreendedor Zé Soares, Bel Pesce e Leonardo Young anunciou na manhã desta sexta-feira (26) que vão cancelar a campanha.

"Ontem foi um dos dias mais intensos de nossas vidas. Sabemos bem o poder da internet. Temos negócios que foram potencializados pela distribuição que a internet é capaz de trazer", escreveu Bel Pesce em seu perfil no Facebook. "Mas foi a primeira vez que sentimos na pele o quanto uma percepção que não esteja alinhada com a intenção pode rapidamente produzir efeitos que te distanciam ainda mais da sua intenção."

Bel, a empreendedora "do Vale do Silício", Zé Soares, que viaja pelo mundo escrevendo o blog "Do Pão ao Caviar" e o vencedor da terceira temporada do MasterChef Brasil, Leonardo Young, criaram nesta semana uma campanha no site de financiamento coletivo Kickante para arrecadar R$ 200 mil em dois meses.

A campanha, porém, enfureceu os usuários. Eles criticaram a utilização deste tipo de financiamento para abrir uma hamburgueria, sendo que os três empreendedores poderiam procurar investidores ou colocar o próprio dinheiro no negócio. Além disso, a plataforma de crowdfunding é usada, na maioria das vezes, para tirar do papel projetos sociais, literários e tecnológicos que não teriam investimentos de outras maneiras.

A internet, como sempre, não perdoou.

Com tamanha repercussão, os futuros donos do Zebeléo (junção do nome do trio) se pronunciaram sobre a ideia e anunciaram o cancelamento da campanha. "Achamos que a melhor forma de ser fiel a todos que acreditam em nós é tomar duas ações", disse Bel.

"1. Descontinuar a campanha, devolvendo tudo que havia sido levantado a cada um que contribuiu2. Mostrar as nossas ideias, conceitos, produtos e experiências através da própria execução do dia a dia de levantar esse negócio, e principalmente através daquilo que interessados experimentarão ao visitar o local"
O vencedor do MasterChef Brasil, Leo Young, também se pronunciou sobre a repercussão. "O objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional", rebateu.

"Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido e anunciar uma decisão importante: a campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados."

Eles afirmam ainda que o projeto vai continuar, sem dar detalhes das novas formas de investimentos. "O nosso plano continua o mesmo de antes, continuamos construindo cada detalhe do restaurante com o maior carinho do mundo, mas achamos que a melhor forma de ser fiel a todos que acreditam em nós é tomar duas ações", disse Bel, no Facebook.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com