Sábado, 20 de Abril de 2024

Recado de Michelle Obama para os homens: "Sejam melhores"

26/07/2016 as 00:00 | Mundo | Da Redaçao
Durante a Cúpula das Mulheres, promovida em junho pela Casa Branca, em Washington, Oprah e Michelle falaram sobre como se valorizar e lidar com seus opositores. As duas também discutiram a importância do papel dos homens na igualdade de gênero, e Oprah fez referência ao poderoso discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, durante a cúpula, onde ele disse ao público: “Posso estar um pouco mais grisalho do que há oito anos, mas esta é a aparência de um feminista.”

A primeira-dama disse que os homens devem, simplesmente, “ser melhores” se quiserem ajudar as mulheres a conquistar a igualdade de gênero. “Sejam melhores em tudo”, continuou. “Sejam melhores pais. Meu Deus, apenas sendo melhores pais que amam suas filhas e dando um sólido exemplo do que significa ser um homem bom no mundo, mostrando a elas como [uma pessoa] se sente ao ser amada. Este é o maior presente que os homens em minha vida me deram.” Na conversa com Oprah, Michelle disse que é triste notar que sua experiência de nunca ter sido fisicamente molestada por um homem seja uma “realidade rara”. Dar um basta à violência contra as mulheres é algo que os homens “podem fazer melhor”, acrescentou.

Seja você um pai, um empregador, parceiro ou todas as coisas — “ser melhor” se aplica a todos os homens, disse a primeira-dama:

"Os homens podem ser melhores maridos, ou seja, façam parte da vida de sua família. Lavem os pratos. Não sejam babás dos seus filhos. Não devemos ser babás dos próprios filhos. Envolvam-se. Não pense que apenas ir trabalhar e voltar para casa faz de você um homem. Ser pai, estar envolvido, todas essas coisas são importantes. Seja um melhor empregador. Quando você está sentado em uma cadeira de poder de uma mesa de qualquer tipo, olha em volta e só enxerga você, apenas você e um bando de homens em volta de uma mesa, num campo de golfe, fechando negócios, você permite que isso aconteça e não vê nenhum problema — seja melhor."
Quando se trata de “hateration” (ação de odiar. Gíria derivada da palavra “hate”), termo usado por Oprah, Michelle disse que simplesmente ignora e prova que os opositores estão errados.

“As pessoas não vão lembrar o que outras pessoas falam de você, mas vão lembrar do que você faz”, Michelle respondeu à apresentadora Oprah. “Então, [esta é] minha estratégia — e sempre fui assim. Quando um professor vinha me dizer que eu não podia fazer algo, tinha uma satisfação imensa em provar que eles estavam errados. Eu dizia: Ok, tudo bem. Ah, você não acha que eu vou fazer X, Y, ou Z, bem... Vou ser a melhor X,Y Z que você possa imaginar.”
"Você não tem de dizer nada aos inimigos. Você nem tem de reconhecer a existência deles. Apenas levante-se todas as manhãs e seja o melhor que puder ser. E isso tende a calá-los." - Michelle Obama

Ela disse que deixa seu trabalho falar por si mesmo:

"Deixe-me levantar todos os dias e trabalhar duro para fazer algo de valor e fazer bem e fazer algo consequencial e fazer algo que seja importante para mim. E então deixe que isso fale por si mesmo. E isso calaria os inimigos, porque eu teria um portfólio inteiro de coisas que me definem, porque tem a ver com o que fiz, não com o que você me chamou. Por isso, a melhor vingança é o sucesso... e o bom trabalho. Você não tem de dizer nada aos inimigos. Você nem tem de reconhecer a existência deles. Apenas levante-se todas as manhãs e seja o melhor que puder ser. E isso tende a calá-los."

A primeira-dama acrescentou que nossa luta pela igualdade de gênero nunca será totalmente concluída. “Por isso, o trabalho continua”, acrescentou. “E, por todas as jovens nesta sala, todos os jovens, nunca podemos ser complacentes. Porque vimos recentemente o quão rápido as coisas podem ser levadas embora se não formos vigilantes, se não conhecermos nossa história, se não continuarmos o trabalho.”

Quase no fim do debate, Oprah agradeceu a Michelle por seu trabalho como primeira-dama e por como a primeira-dama se comportou durante os oito anos em que ela e o presidente Obama estiveram no poder.

“A maneira como vocês lidaram com este mandato, a maneira como se comportaram, como se apresentaram aos Estados Unidos da América, às mulheres dos Estados Unidos da América, aos homens dos Estados Unidos da América, me lembra uma frase que [a escritora e ativista dos direitos civis norte-americana] Maya [Angelou] costumava dizer — na verdade está no começo de um de seus livros —, ela diz: "Você me deixa orgulhosa de soletrar meu nome W-O-M-A-N (Mulher)’ Michelle Obama.”
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com