Sexta, 19 de Abril de 2024

Campanha Sangue é Vida visa "salvar" Hemocentro de Fernandópolis

02/05/2016 as 07:51 | | Da Redaçao
A campanha “Sangue é Vida” incentiva a doação de sangue entre os servidores públicos do município, seus familiares e amigos.

Realizada pela Administração Municipal, a campanha é uma parceria com Cláudio Azevedo, do projeto “Seja um Herói, Salve Vidas”. Cláudio é pai do menino João Pedro, que faleceu vítima de leucemia no ano passado.

A campanha aconteceu pela primeira vez entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano e Cláudio resolveu retomar o trabalho em parceria com a Prefeitura devido o estado crítico do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Fernandópolis. “Hoje, não há bolsas de sangues dos tipos O- e O+. A necessidade de doações é muito grande, tendo em vista que a unidade do município atende a 56 cidades, de Votuporanga até Ilha Solteira”, contou.

Em dezembro de 2015, o Hemocentro conseguiu 616 bolsas de sangue e o cadastro de 138 pessoas para possível doação de medula óssea; em janeiro deste ano foram 599 doações de sangue e 126 cadastros para medula.

As doações podem ser feitas de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h30; de quarta-feira, das 7h30 às 19h; e de sábado, das 7h30 às 12h.

A doação é voluntária e deve ser organizada pelas secretarias municipais. De acordo com a Lei Nº 3.788 – de 04 de Abril de 2011, que rege a campanha, os servidores que participarem terão direito à folga de um dia de serviço, sem prejuízo dos vencimentos e demais vantagens do cargo e/ou função, em conformidade com a legislação pertinente.

Mais informações no Hemocentro de Fernandópolis no (17) 3442-5544. A unidade fica na Rua Santista, número 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis.

ORIENTAÇÕES AO DOADOR

Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. O menor de idade deve estar acompanhado do responsável.

Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.

Ter mais de 50 quilos para os homens e mais de 51 quilos para as mulheres.

O intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, com no máximo três doações ao ano para as mulheres; e 60 dias com no máximo quatro doações ao ano para as mulheres.

NO DIA DA DOAÇÃO

É obrigatório apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial: RG, Carteira Profissional, etc;

Dormir bem, pelo menos 6 horas antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 3 horas;

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação;

Não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc;

Permanecer no serviço hematerápico após a doação por 15 minutos;

Não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com