Quinta, 25 de Abril de 2024

Fernandópolis inicia Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

29/04/2016 as 19:14 | | Da Redaçao
As unidades de saúde de Fernandópolis e a Central da Saúde ficam de portas abertas neste sábado, 30 de abril, das 8h às 17h, para o início da Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Também acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. As duas ações começam concomitantemente em todo o Estado de São Paulo.

A Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal vai atender pessoas a partir dos 40 anos de idade e segue até o final do mês de maio. As pessoas que forem diagnosticadas com algum problema serão encaminhadas para uma retriagem com a estomatologista do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Drª Luciana Simonato, e, se for o caso, passarão por tratamento.

Segundo a Dr. Karina Fernandes, dentista coordenadora da Saúde Bucal no município, tem diminuído a idade das pessoas diagnosticadas com câncer bucal no Brasil. “A população jovem também tem apresentado câncer de boca, por isso, passamos a examinar as pessoas a partir dos 40 anos”.

Karina Fernandes explicou que no ano passado o município teve dois diagnósticos positivos de câncer de boca, sendo um deles descoberto durante a campanha. O câncer bucal tem cura, especialmente se o diagnóstico for precoce.

“O exame é rápido e não dói nada. Verificamos toda a estrutura da boca do paciente e oferecemos orientações para o auto-exame”, explicou a coordenadora da Saúde Bucal no município.



Vacina

As unidades de saúde e a Central da Saúde também funcionam neste sábado para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Serão imunizadas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e trabalhadores da saúde.

Além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado durante a campanha.

As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com