Terça, 16 de Abril de 2024

2º "Letras de Encontro" premia escolas e alunos de Fernandópolis

17/11/2015 as 07:50 | | Da Redaçao
Nascido de uma vivência de Robson Faria, idealizador do concurso, nas escolas públicas, de escritor e poeta em formação, que participou de diversos concursos literários sabendo o quanto isso é importante para um aluno, e da ausência, no momento, de concursos literários, na região, que dessem vez e voz aos escritores e poetas, em potencial, de nossas escolas, o 2º Concurso Literário Regional Estudantil “Letras de Encontro” tem por objetivo estimular os jovens a percorrerem, com criatividade, o universo das palavras para, quem sabe futuramente, formarem-se cidadãos com um diferencial: a sensibilidade.

O concurso surge de uma parceria entre o professor, poeta e escritor, Robson Faria com a Diretoria de Ensino de Fernandópolis que acreditou no projeto e colaborou com a logística e com tudo o que foi possível para que o concurso se realizasse, com a Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis que incentivou as escolas municipais a participarem do concurso e com a Secretaria Municipal de Cultura de Fernandópolis que cedeu o Teatro Municipal para realização da noite de premiação. São instituições que acreditam que as ações devem transcender os muros escolares e atingir a sociedade como um todo, numa grande integração.

Também se juntaram ao projeto três outros poetas: Aléssio Fuzari, Antonio Policer e Lorena Carla que, junto com Robson Faria, integram o corpo de jurados e criaram um grupo chamado Quarteto Poético e que, em breve, além do concurso, trará surpresas para a cidade.

Em 2015 foram, ao todo, 17 escolas premiadas, dentre elas, escolas municipais de Fernandópolis e estaduais de toda a região da diretoria de ensino (tivemos escolas premiadas de Meridiano, Mira Estrela e Brasitânia, além das escolas de Fernandópolis). Foram 60 alunos premiados por ano escolar (do 3ºano do ensino fundamental até 3ª série do Ensino Médio) e por categoria (prosa e poesia).

A noite de premiação ocorreu na última sexta-feira(13) as 20h, no Teatro Municipal de Fernandópolis e contou com a presença de alunos, familiares, professores e gestores escolares. Foram quase 300 pessoas presentes.

Durante o evento os alunos e as escolas receberam troféus, medalhas, certificados e os textos premiados foram publicados em um livro. Robson Faria aproveitou o concurso e anunciou a criação de sua editora: INVENTUM. Esta terá como missão descobrir e divulgar os talentos literários não só da região, mas de todo o país.

“Não se pode esquecer que, de maneira gratificante, contamos com o apoio e patrocínio de diversas empresas que contribuíram financeiramente. São empresários que acreditam na importância da educação e cultura para a formação de um ser humano pleno. Sem eles esse projeto não se realizaria.Agradecemos a todos que sonharam conosco e contribuíram para a realização do concurso e esperamos que nos seja possível continuar, ainda por muitos anos, descobrindo novos talentos e os incentivando a aperfeiçoarem seus dons”., finalizou Robson.

Inventum (Latim) = Invenção (achar ou descobrir algo novo ou desconhecido)

A Editora Inventum nasce da ideia de se realizar ações que permitam a descoberta de novos autores e poetas, oferecendo, aos mesmos, formação adequada para o desenvolvimento de suas habilidades.

Muito mais do que apenas produzir livros, a missão da Editora é permitir que a sociedade possa ter acesso a produção de escritores e poetas que seriam relegadas ao esquecimento, promovendo a divulgação dessas obras em seus respectivos estados e nacionalmente.

Assim como tudo tem um início, hoje, com a realização do concurso literário, é plantada a semente desse projeto que será cuidada para que cresça, floresça e dê frutos por muitos e muitos anos.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com