Quinta, 25 de Abril de 2024

Reunião debate ações contra aumento da criminalidade em Valentim

Evento reuniu autoridades do município e da Delegacia Seccional de Votuporanga
Gilberto Martins e Claudionor Chichetto (vereadores), Alexandre Ramos (vice-prefeito), Liberato Caldeira (pres. Amop), Rosa Caldeira (prefeita), Dr. Osny Marchi (Delegado Seccional), Ronize Domingues (pres. ACIVG), Dr. João Rossi (Delegado Seccional Assistente) e Zette Maranini (pres. Câmara)
07/11/2015 as 00:00 | Valentim Gentil | Da Redaçao
A prefeita Rosa Caldeira e o vice Alexandre Ramos participaram, na tarde da última quinta-feira, 5 de novembro, de uma reunião na Câmara Municipal sobre segurança pública, solicitada pela Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil (ACIVG), a pedido de seus associados.

O evento contou com a presença dos delegados titular, Dr. Osny Marchi, e assistente, Dr. João Rossini, da Delegacia Seccional de Votuporanga; do presidente do Amop (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), Liberato Caldeira; do presidente Câmara, Zette Maranini; vereadores, empresários, comerciantes, agricultores, entre outros convidados.

Durante a abertura da reunião, a presidente da ACIVG, Ronize Domingues de Almeida Prado, destacou os recentes delitos praticados na cidade e afirmou que o aumento do desemprego, ocasionado pela crise econômica nacional, pode contribuir para a elevação no número de roubos e furtos.

Preocupada com o aumento nos índices de criminalidade, a prefeita Rosa Caldeira lembrou aos presentes que reivindicou para as autoridades competentes, inclusive para o governador Geraldo Alckmin, o aumento do efetivo da Polícia Militar e a nomeação de um delegado titular de Polícia residente no município. “Quando Valentim Gentil tinha metade da população atual, havia um delegado morando no município e o efetivo da Polícia Militar (que conta hoje com um contingente de 10 policiais) é o mesmo de 15 anos atrás”.

A prefeita ainda apresentou um projeto de monitoramento de vias públicas, com instalação de câmeras de segurança de alta resolução, objetivando inibir a criminalidade e ajudar nas investigações policiais. Segundo ela, a proposta está cadastrada no sistema de convênios do Governo Federal (Siconv) e necessita da liberação de R$ 500 mil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Entramos em contato com os deputados federais Edinho Araújo e Fausto Pinato, que prontamente se colocaram à disposição para agendar uma audiência com o ministro Celso Pansera, e agora precisamos do apoio do Legislativo, para que cada vereador busque com deputados de suas bases aliadas os recursos necessários para execução desse projeto”.

Rosa ainda afirmou que irá enviar projeto de lei para a Câmara instituindo a chamada “Atividade Delegada”, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, e que irá convocar novos vigilantes municipais aprovados em concurso público.

Por sua vez, o delegado Dr. Osny Marchi, destacou que, no mês de outubro, houve elevação nos índices de delitos em quase todos os 15 municípios abrangidos pela Seccional de Votuporanga. Ressaltou, porém, que, em Valentim Gentil, o aumento da criminalidade foi significativo e que a cidade tem um “movimento de polícia judiciária importante para o número de funcionários da Delegacia”.

Por esse motivo, o delegado seccional disse que Valentim Gentil é prioridade para a designação de um Delegado Titular de Polícia e que novos profissionais da área estão sendo contratados por meio de concurso público em andamento.

Dr. Osny Marchi, que registrou o empenho das autoridades municipais para conseguir melhorias na segurança pública, afirmou ainda que, para diminuir a sensação de insegurança da população, está direcionando para Valentim Gentil operações especiais da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Votuporanga.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com