Sexta, 19 de Abril de 2024

Exército ocupa usina de Ilha Solteira para garantir energia

05/11/2015 as 22:01 | Ilha Solteira | Da Redaçao
O 47º BI do Exército ocupou a usina hidrelétrica de Ilha Solteira ontem (4/11) para treinamento da tropa na defesa da hidrelétrica, considerada de importância estratégica para o país.
Ação semelhante também é realizada nas usinas de Jupiá, em Castilho, e Três Irmãos, em Pereira Barreto.
O exercício de defesa de estruturas estratégicas envolve cerca de 120 soldados, além de várias viaturas. Cada usina foi ocupada por militares aptos a defendê-la e garantir o seu funcionamento. Segundo o capitão Souza, do 47º BI do Exército, a operação é para treinamento da tropa, em um quadro de garantia de defesa da hidrelétrica. “Fazemos exercícios como esse para estar capacitado a operar , caso a sociedade necessite e a presidência da República determine”, explicou Souza. Esse tipo de treinamento é realizado com frequência pelo exército, devido a preocupação com as estruturas estratégias, como é o caso da usina de Ilha Solteira, de grande importância para a produção de energia no país.
“Essa usina, mais a de Jupiá, é responsável por um percentual muito significativo da energia do Brasil inteiro. E para defender uma estrutura como essa, é necessário que você venha até aqui, entenda o seu funcionamento, veja os pontos sensíveis, para que você realmente faça uma segurança eficiente”, explicou o capitão. Durante a operação, os militares estão fazendo atividades relacionadas diretamente à segurança. “Quem está de fora percebe um patrulhamento ostensivo. É uma operação, basicamente, de polícia, em que a finalidade é mostrar presença e que o exército está protegendo a estrutura. Estamos aqui com toda a capacidade de bloquear a usina, se necessário for”, explicou o capitão.
Além de Ilha Solteira, a operação também acontece nas usinas de Jupiá (em Castilho) e Três Irmãos (Pereira Barreto).
“O Urubungá (que reúne as três usinas) é um complexo, que fica dentro da nossa área de responsabilidade.Estamos com um posto de segurança estática aqui e com grupamentos em Jupiá e Três Irmãos, a fim de proteger essas estruturas estratégicas”, finalizou Souza.
Não há informação sobre o prazo de duração da operação.


(Douglas Cossi Fagundes – ilhadenoticias)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com