Quarta, 24 de Abril de 2024

Ser curioso dá alegria, saúde e outros benefícios

26/10/2015 as 03:00 | Mundo | Da Redaçao
Saber, explorar, conhecer. Questionar, refutar, opinar. Ser curioso é isto e muito mais e são vários os aspectos positivos da curiosidade.

E como é da curiosidade que se move a ciência, são estes os benefícios cientificamente comprovados de se ser curioso, diz o Huffington Post.

1. A curiosidade ajuda a sobreviver. De acordo com a ciência, a curiosidade estimula o sentido de vigilância e a aquisição de conhecimentos sobre o meio ambiente em que a pessoa se encontra.

2. A curiosidade dá felicidade. E não só. Diz um estudo de 2004, publicado no Journal of Personality Assessment, que a curiosidade está associada a níveis elevados de emoções positivas, de satisfação e de bem-estar psicológico. Além disso, as pessoas curiosas são as que menos sentem ansiedade.

3. A curiosidade aumenta a conquista. As pessoas curiosas são mais participativas, mais apreciadoras e mais interessadas, características que fazem com que sejam, ainda, melhores a nível acadêmico.

4. A curiosidade ajuda a expandir a empatia. Diz o Huffington Post que a ciência descobriu ainda que as pessoas quando estão curiosas relativamente a outras ficam mais empáticas, afáveis e interessadas nas suas histórias.

5. A curiosidade fortalece as relações. A vontade de querer saber mais sobre alguém faz com que a pessoa se empenhe em manter uma relação coesa, como indica uma investigação de 2004 publicada no Journal of Social and Clinical Psychology.

6. A curiosidade melhora os cuidados com a saúde. Os médicos que se sentem curiosos com determinadas condições dos seus pacientes se mostram mais dispostos a oferecer cuidados de saúde adequados e eficazes, como diz um estudo de Sarah Yang, concluído em 2007.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com