Quinta, 25 de Abril de 2024

Como o jogo Monopoly ajudou os Aliados na Segunda Guerra

04/09/2015 as 04:00 | Mundo | Da Redaçao
Em 19 de março desse ano, o famoso jogo de tabuleiro Monopoly completou 80 anos de existência.

Em 2015, em agosto, o mundo também celebrou 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Mas o que tem a ver o jogo de compra e venda de propriedades - o mais popular do mundo - com o conflito mais sangrento da história moderna?

Muita coisa!

O governo inglês e seu serviço de inteligência militar, o MI9, usaram o Monopoly para ajudar seus prisioneiros a se libertarem das prisões nazistas durante a guerra.

A autora Mary Pilon conta essa história em seu livro "The Monopolist" – história confirmada pela fabricante do jogo, a Hasbro.

Curiosamente, o jogo era permitido nos campos onde prisioneiros de guerra eram confinamos. Os Convênios de Genebra diziam que eles podiam receber jogos e passatempos no cárcere.

O MI9, em parceria com a John Waddington Ltd., a empresa britânica que distribuía o jogo americano no Reino Unido, passou a inserir códigos, mapas e outras mensagens no tabuleiro e nas cartas do jogo.

Também eram enviados, escondidos no meio das peças e cartas, notas de dinheiro de verdade, pequenas bússolas e pedaços de metal.

Aliás, o Reino Unido era o primeiro país a licenciar o jogo americano desde sua criação, em 1933, na Filadélfia.

Curiosidades
Hoje vendido em 114 países e disponível em 47 línguas, o Monopoly nasceu na casa de Charles Darrow, que fez a primeira versão do jogo com cartas escritas à mão e pedaços de madeira encontrados pela casa.

Quando tentou vender a ideia para a Parker Brothers, naquela época já uma importante empresa de jogos, foi duramente rejeitado. Eles disseram que sua invenção tinha "52 erros fundamentais". Para eles, o jogo era extenso e complexo demais.

Ele não desistiu e começou a vender o jogo em pequenas lojas da Filadélfia. O sucesso veio e a Parker Brothers correu atrás dele, dessa vez interessada em comprar e comercializar Monopoly.

Um ano depois, eles já fabricavam 35 mil jogos por semana nos EUA.

Outra curiosidade tem a ver com o nome da avenida principal do tabuleiro. O nome dela muda em cada país, já que o jogo traz as referências locais.

No jogo americano, essa rua se chama Boardwalk, que existe em Atlantic City (a cidade original do primeiro jogo).

Na Espanha, é chamada de Paseo del Prado, importante via de Madrid. Na França, é Rue de la Paix.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com