Quarta, 24 de Abril de 2024

Erros que ajudam Corinthians são todos de apito "padrão Fifa"

03/09/2015 as 22:00 | Brasil | Da Redaçao
O fim do primeiro turno e o começo do segundo no Campeonato Brasileiro ficou marcado pela disparada do Corinthians na liderança e as polêmicas de arbitragem. O curioso é que, nos erros ou lances discutíveis a favor da equipe paulista e contra o segundo colocado Atlético-MG, envolveram árbitros ou auxiliares que ostentam, ostentaram ou estão perto de ter o escudo da Fifa, e que na teoria são os melhores do país.

As reclamações e discussões sobre arbitragem têm pautado a liga nacional desde que Corinthians e São Paulo empataram clássico por 1 a 1. A partir de então, os lances polêmicos não pararam de ocorrer.

No Brasil, um árbitro Fifa recebe R$ 3.450 por partida na Série A do Campeonato Brasileiro. Se for CBF 1, nível dos melhores do país que não integram o quadro da entidade máxima do futebol, R$ 2.350.

Vindo de cinco vitórias consecutivas e 14 jogos sem perder no Brasileirão (11 triunfos e três empates), o Corinthians está no topo da classificação com 49 pontos, sete a mais do que o Atlético-MG.

Lances envolvendo o Atlético-MG:

Atlético-MG 0 x 2 Grêmio - 18ª rodada. Atleticanos reclamaram de pênalti de Erazo em Leonardo Silva não marcado após empurrão na área. Por outro lado, gremistas quiseram penalidade de Thiago Ribeiro em Galhardo. Árbitro do jogo era Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA)

Chapecoense 2 x 1 Atlético-MG - 19ª rodada. Atleticanos ficaram revoltados com a expulsão de Leonardo Silva e com o segundo gol da Chapecoense, em lance no qual Apodi carregou a bola com o braço. Auxiliar que não viu o toque de mão era Danilo Ricardo Simon Manis (Aspirante da Fifa/SP).

Atlético-MG 0 x 1 Atlético-PR - 22ª rodada. Mineiros reclamaram da expulsão de Marcos Rocha ainda no primeiro tempo por conta de reclamação. "Pô, foi falta, foi falta", disse o jogador ao árbitro Marcelo de Lima Henrique, que foi da Fifa por seis anos (2008-2014). Além disso, os mandantes reclamaram do pênalti cometido por Victor. Para Salvio Spinola, especialista dos canais ESPN, o juiz acertou.

Lances envolvendo o Corinthians:

São Paulo 1 x 1 Corinthians - 17ª rodada. No último lance da partida, uma bola que claramente tocou a mão de Uendel dentro da área revoltou todos os jogadores do São Paulo. Antes, o zagueiro alvinegro Felipe foi expulso injustamente, na avaliação de Salvio Spinola. Árbitro do jogo era Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)

Corinthians 4 x 3 Sport - 18ª rodada. Corinthians e Sport empatavam em 3 a 3 até os últimos minutos da partida, quando cruzamento do lateral Guilherme Arana encontrou o braço de Rithely, que tentava o carrinho. Para Salvio Spinola, Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP) acertou ao apontar a marca da cal.

Avaí 1 x 2 Corinthians - 19ª rodada. Aos 37 minutos do segundo tempo, com a partida ainda empatada, Jeci mandou a bola para o fundo das redes do Corinthians, mas a assistente Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC) marcou o impedimento. Errou. O zagueiro do Avaí, ainda que por poucos centímetros, estava em posição legal.

Corinthians 2 x 0 Fluminense - 22ª rodada. Quando perdia o jogo por 1 a 0, o Fluminense teve um gol mal anulado. Scarpa cobrou escanteio, Edson cabeceou, e Cícero completou. O bandeirinha Fabio Pereira (Fifa-TO), contudo, assinalou impedimento inexistente.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com