Sexta, 19 de Abril de 2024

Ciclismo ganha a cada dia novos adeptos em Fernandópolis

01/09/2015 as 07:51 | | Da Redaçao
Na busca pelo bem-estar e melhorias na qualidade de vida no que se referem à saúde, cada vez mais cresce o número de fernandopolenses adeptos da prática esportiva do ciclismo. Muitos edicam parte da semana e até dos finais de semana para pedalar pelas vias da região.

Há um ano o professor de matemática, Paulo Nogueira, é integrante de um grupo de ciclistas de Fernandópolis. Segundo ele, 12 pessoas se encontram todas as terças e quintas-feiras para pedalar. O grupo, que faz trilhas na zona rural do município e realiza passeios noturnos, é composto por pessoas de várias idades. “Não existe distinção, no nosso grupo tem mulheres, idosos e crianças também podem praticar, desde que com autorização dos pais. Não cobramos taxas”, ressalta.

Ainda segundo Paulo, após dedicação semanal ao ciclismo, houve uma significativa melhora no condicionamento físico e mais disposição para o dia a dia. Além disso, o interesse pelo esporte une os praticantes locais com de outras cidades. “Sempre promovemos encontros com outros grupos para pedalar. Neste final semana, por exemplo, percorremos a região de Votuporanga com o grupo de lá”, destaca.

CONVITE DO AMIGO

Para o ex-goleiro e empresário do ramo alimentício, José Augusto Gonçalves, quem começa a pedalar se apaixona. “O ciclismo é um vício. Um vício saudável. Tenho um amigo que pedalava há mais de 30 anos e sempre vivia me chamando. Como eu praticava corrida de rua e precisava de um segundo esporte para evitar lesões, o ciclismo em bike speed caiu como “uma luva”’, diz.

O empresário ainda ressalta que a bike mudou sua vida. “Eu era obeso e não conseguia perder peso. O ciclismo de longa distância conseguiu mudar isto. Fazer quilometragens longas queima muita gordura e ao contrário do que as pessoas acham, até os músculos superiores são trabalhados. O mais importante é que com uma bike boa e certa para o seu tamanho, você praticamente zera as chances de lesão muscular. Não me vejo hoje sem pedalar e correr”, acrescenta.

INICIANTES

Para iniciar a prática do ciclismo, a pessoa interessada deve adquirir equipamentos básicos, como bicicleta, óculos, luvas e capacete de segurança.

Com investimento de R$500 a pessoa compra uma bicicleta para pedalar. Sobretudo, o iniciante deve adquirir o capacete, item mais importante.

Breno Guarnieri-O Extra.net
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com