Sexta, 19 de Abril de 2024

Cientistas disparam feixe de laser mais poderoso do mundo

28/07/2015 as 22:00 | Mundo | Da Redaçao
Cientistas da universidade de Osaka, no Japão, afirmam ter disparado o feixe de laser mais poderoso já registrado no mundo. O raio emitido gerou um volume de energia concentrada quase mil vezes maior do que todo o consumo de eletricidade do planeta, segundo os pesquisadores.

A equipe da universidade japonesa emitiu um feixe de laser de 2 petawatts, equivalentes a 2 quatrilhões de watts, usando uma máquina com quase 100 metros de comprimento chamada Laser de Rápida Ignição (LFEX, na sigla em inglês).

O ápice do foco de energia durou 1 picosegundo, ou um trilionésimo de segundo. A energia do feixe de laser teria sido forte suficiente apenas para fazer um micro-ondas funcionar por dois segundos.

No experimento, o feixe de energia foi disparado sobre um vidro especial usando aparelhos que amplificavam repetidamente o poder do feixe.

“Com o acirramento da competição para melhorar o desempenho dos lasers, nosso objetivo agora é aumentar a potência para 10 petawatts”, afirmou Junji Kawanaka, professor de engenharia elétrica da Univerisdade de Osaka.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com