Sábado, 20 de Abril de 2024

Carreta móvel de mamografia não virá mais à Fernandópolis

27/07/2015 as 10:36 | | Da Redaçao
Por já possuir uma unidade de prevenção ao câncer de mama(Fundação Pio XII – Instituto de Prevenção “Giulia Faria”) , Fernandópolis não receberá mais a tradicional carreta móvel de mamografia, que vinha ao município a cada dois anos.

Porém, uma parceria da administração da AVCC com a Secretaria de Saúde de Fernandópolis possibilitará o transporte das pacientes até a unidade, que conta com mais recursos para atendê-las.

A informação foi dada pelo gerente administrativo do Hospital do Câncer, Leonardo Crociari, e a representante da Secretaria, Patrícia Callegari, em entrevista à Rádio Educadora AM.

Segundo Crociari, “a Secretaria de Estado da Saúde preconiza o grupo de mulheres de 40 a 69 anos, que participavam de dois em dois anos do rastreamento. Agora vamos fazer diferente, pois o rastreamento será anual.Ao invés de levarmos a carreta até a UBS, a secretaria Municipal de Saúde levará o paciente até o Hospital do Câncer”.

Ele informa que, após a realização do exame, as mulheres inseridas na faixa etária de 40 a 49 anos já poderão agendar o retorno em até um ano e as de 50 a 69 em até dois anos.

“Considero essa parceria um presente para a cidade, pois na unidade temos tudo que há de melhor em aparato psicológico e profissional. A mulher não precisará mais esperar para ser atendida debaixo do sol(no caso da carreta móvel).Lá ela irá esperar para ser atendida com o melhor conforto possível, com ar condicionado, TV,degustar um reforçado café da manhã, entre outras benesses”, destaca o gerente administrativo.

AGENDAMENTO

O processo de rastreamento no Hospital do Câncer já começou. Nos últimos dias 21 e 23 de julho, a unidade atendeu pacientes do Jardim Uirapuru,que voltarão a ser atendidas nos próximos dia 28 e 30.

No dias 4 a 6, e 11 e 13 de agosto, será a vez das moradoras do bairro Paraíso se deslocarem até a UBS do bairro para serem transportadas pelo veículo da prefeitura até Fundação Pio XII.

O cronograma completo será disponibilizado em breve pela Prefeitura.

Patrícia Callegari garantiu: “o nosso veículo irá passar por todos os bairros e UBS´s, assim como fazia a carreta, garantindo que todas as mulheres façam o exame”.

Para agendar o exame, a paciente deverá fazer um cadastro na unidade de saúde do bairro onde mora, levando CIC, RG, comprovante de residência e Cartão SUS.

Leonardo Crociari ressalta que as mulheres que não quiserem esperar para serem transportadas pelo veículo da prefeitura, podem ir pessoalmente até o Hospital do Câncer agendar o exame.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com