Terça, 23 de Abril de 2024

A festa do futebol

25/07/2015 as 07:50 | | Da Redaçao
O Torneio COPASASP nasceu de uma idéia bastante simples do empresário Gilmar Gavioli, um apaixonado pelo São Paulo e pelo futebol. Em meados do ano de 2007, Gilmar resolveu reunir seus amigos para comemorar seu aniversário de maneira até então inusitada: corintianos, palmeirenses, santistas e são paulinos representariam seus times do coração num torneio que seria realizado no campo de futebol de sua propriedade rural. O nome adotado para o evento agrupou as iniciais dos quatro grandes clubes paulistas que seriam homenageados. Foi um sucesso.

Desde então, o que começou como uma singela comemoração de aniversário se transformou no maior evento futebolístico da região e nesse ano cerca de 400 pessoas esperam ansiosamente o dia de participar da maior festa relacionada ao futebol da região de Fernandópolis.

A cada ano, as atrações se renovam, desde ex-atletas famosos, passando por árbitros e pessoas que são ou foram ligadas ao futebol. Por aqui já passaram, entre outros, Neto, Ademir da Guia, Leivinha, André Cruz, Cesar Maluco, Zenon e Careca. Nesse ano, algumas das atrações serão Biro Biro, Eder Aleixo, Flavio Conceição, Edmar e Paulo Isidoro. Sem contar o atleta internacional de ‘futebol freestyle’ Fábio, que fará exibições especiais de malabarismo com a bola. Aliás, dizem que o cara faz chover com a bola nos pés. Além desses, também ex-jogadores da cidade e da região, dentre os quais Soares, Maurinho, Célio Lino e outros tantos que são convidados e se convidam para participar do ambiente festivo.

Noves fora se tratar de uma festa ainda restrita, penso que já passou da hora de que o torneio faça parte do calendário de eventos esportivos de Fernandópolis. Assim como a Copa do Trabalhador, a Copa Brasilândia e o Campeonato de Futebol Society, a COPASASP leva o nome de Fernandópolis para todos os cantos do país. Basta ver o exemplo do ano passado, quando o craque Neto falou maravilhas da festa a semana inteira em seu programa na BAND em rede nacional.

Todos sabemos que o setor público é extremamente carente de iniciativas. Só para ficar nos eventos esportivos, desses quatro aqui citados, somente a Copa do Trabalhador tem o carimbo da municipalidade. Se houvesse um pouquinho mais de atenção do poder público, certamente a população que gosta de esporte e do futebol, principalmente, seria agraciada com eventos de nível durante todo o ano, sem grandes investimentos, diga-se de passagem, parafraseando o craque Neto. Aliás, o resultado desse desinteresse público ficou evidente pela vexatória participação da cidade nos Jogos Abertos do Interior

Enfim, enquanto isso não acontece, vamos nos deliciando com a COPASASP e esperando que o conhecido ditado “que vença o melhor” continue adaptado para o verdadeiro objetivo do evento: que vença a alegria. Sempre!


Henri Dias é advogado em Fernandópolis (henri@adv.oabsp.org.br)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com