Sábado, 20 de Abril de 2024

Hidrelétrica de Ilha Solteira vai à leilão em setembro

11/07/2015 as 07:50 | Ilha Solteira | Da Redaçao
A concessão da usina de Ilha Solteira, localizada no rio Paraná, será leiloada em setembro deste ano. O contrato com a CESP (Companhia Energética de São Paulo) termina esta semana, mas até a realização da licitação, a estatal paulista continua a operar a hidrelétrica.
Além de Ilha Solteira, o Governo Federal também licitará em setembro, a concessão da usina de Jupiá, sediada em Castilho.
Até lá, a hidrelétrica também segue sendo operada pela CESP. As usinas de Ilha Solteira e Jupiá passarão a ter outro controlador, pois a CESP não aceitou as condições para a renovação impostas pelo Governo Federal.
Com isso, a concessão das usinas hidrelétricas operadas pela estatal, não foi renovada. O governo paulista é o controlador da CESP. Caso aceitasse a proposta do Governo Federal, a CESP teria suas concessões renovadas por mais trinta anos. Como isso não aconteceu, as usinas passarão a ser controladas por outra empresa. A Usina Três Irmãos já foi leiloada e agora é controlada pelo Consórcio Novo Oriente, formado por um fundo de investimento privado e por Furnas.
Serão licitados seis lotes com usinas de pequeno a grande porte nos Estados de Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. As concessões devem ser outorgadas pelo prazo de 30 anos, de acordo com a portaria.
Ilha Solteira e Jupiá são as maiores a serem leiloadas. A energia vai ser distribuída em sistema de cotas para distribuidoras a um preço inferior ao atual pois deixará de remunerar os investimentos já amortizados para pagar basicamente operação e manutenção.
A relicitação dessas usinas a um preço mais barato é uma aposta do Governo Federal para amenizar o impacto do custo elevado da energia por conta do quadro de reservatórios em baixos níveis e parque nacional de termelétricas praticamente todo acionado.


Ilhadenoticias
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com