Sexta, 19 de Abril de 2024

Gatos usam "arma química" para ajudar a subjugar ratos

05/07/2015 as 03:00 | Mundo | Da Redaçao
Além de destreza e garras afiadas, gatos usam uma "arma química" para subjugar ratos.

É o que diz um estudo do Instituto de Ecologia e Evolução, em Moscou, que identificou uma substância na urina de felinos que "enganaria" o cérebro de roedores.

Vantagens
Pesquisadores da instituição russa descobriram que ratos jovens expostos à substância, batizada de felinina, tendem a ter menos medo de gatos quando crescem - não reagem com fuga imediata, por exemplo, ao sentir o cheiro dos predadores.

A equipe russa usou ratos de um mês de idade em seu estudo. Eles foram expostos à substância por duas semanas e, ao fim do período de testes, já não fugiam imediatamente quando sentiam o cheiro relacionado ao predador.

Vera Voznessenskaya, a bióloga que coordenou o estudo, explica que a fenilina é bastante útil para os gatos porque proporciona uma relativa proximidade de suas presas.

"Ratos criados nas proximidades de gatos tendem a ter menos medo ou a fugir menos", explica Voznessenskaya.

No entanto, embora isso seja útil para os felinos, também tem suas vantagens para os roedores.

"Ratos não podem fugir o tempo todo. Eles precisam viver perto dos humanos para conseguir comida. E gatos vivem perto de humanos".
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com