Terça, 23 de Abril de 2024

Uber suspende serviço de carona paga na França

04/07/2015 as 13:00 | Mundo | Da Redaçao
A empresa Uber anunciou nesta sexta-feira (03/07) que o controverso serviço UberPop está suspenso na França, num esforço de aliviar meses de tensões jurídicas e confrontos com taxistas franceses.

Num comunicado publicado em seu site francês, a empresa disse que a medida foi tomada para proteger os motoristas e passageiros que utilizam o aplicativo para smartphones que oferece caronas pagas. A suspensão foi determinada depois de protestos contrários a liberação do serviço UberPop se tornarem violentos nas últimas semanas em todo o país.

Na quarta-feira, os dois chefes do Uber na França, Pierre-Dimitri Gore-Coty e Thibaud Simphal, foram levados sob custódia para um interrogatório sobre "atividades ilegais". Uma investigação sobre a empresa está aberta no país desde 2014. A França declarou o serviço como ilegal em janeiro, mas a lei tem-se revelado difícil de aplicar, e o serviço continua funcionando.

A empresa tem irritado taxistas licenciados na França, que dizem que o serviço coloca seus empregos em risco por inundar o mercado com condutores de baixo custo não regulamentados, que não pagam o mesmo nível de encargos sociais, não foram submetidos às 250 horas obrigatórias de formação ou não necessitam do mesmo seguro dos táxis.

O aplicativo coloca clientes em contato com motoristas particulares, que por um lado oferecem um transporte mais barato, mas não enfrentam as mesmas regulamentações fiscais e de segurança que os taxistas. Com sede em São Francisco, na Califórnia, a empresa afirma ter 400 mil usuários do UberPop na França.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com