Quinta, 25 de Abril de 2024

Piloto desligou avião sem querer e provocou acidente

03/07/2015 as 13:00 | Mundo | Da Redaçao
Após investigações sobre o acidente de avião em Taiwan que deixou 43 mortos em fevereiro, foi identificado que o piloto da TransAsia Airlines que comandava o voo GE235 teria desligado um dos motores que ainda funcionava antes do avião cair em um rio.

De acordo com os seus colegas, Liao Chien-tsung teria ficado nervoso depois de perceber o erro que cometeu. Nesta quinta-feira (2), o Conselho de Segurança da Aviação de Taiwan informou que o piloto já havia falhado em um teste de simulador de voo em maio 2014.

"Ops, desliguei o acelerador do lado errado", teria dito Liao Chien-tsung em chinês oito segundos antes do acidente.

Segundo relatório do Conselho, um sistema automático que controla a decolagem não tinha sido ligado enquanto o avião estava no chão. O piloto sabia sobre essa falha, mas mesmo assim teve autorização para decolar. Ainda não se sabe se esse dano teve ligação com o motor que parou.

O avião modelo ATR-72 havia acabado de decolar do aeroporto Taipei Songshan e estava indo para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China. Imagens feitas de dentro um carro mostraram a aeronave atingindo um táxi, "esbarrando" em uma ponte e caindo no rio Keelung.

No voo estavam 53 passageiros, três membros da tripulação e dois assistentes de vôo. Equipes de resgate resgataram 15 sobreviventes.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com