Quinta, 25 de Abril de 2024

A soberba e a humildade

29/05/2015 as 07:50 | | Da Redaçao
Os pecados capitais foram reunidos pelo Papa São Gregório Magno para descrever as falhas de caráter e de comportamento mais graves e significam a morte da alma em contraste com os pecados veniais, considerados menos ofensivos. A soberba é o pior dos pecados, de acordo com os entendidos.
Isso porque o soberbo se acha o centro do universo e gosta de se mostrar e despertar inveja e admiração. Quer ser melhor do que os outros, aparecer mais e não tolera competidores. Quando não pode vencer, persegue, diminui ou ridiculariza o outro.
O leitor deve estar se perguntando a razão desse assunto. É simples, digo eu. O antídoto da soberba é a humildade, que infelizmente tem faltado em muitas pessoas e principalmente na administração pública em geral. Aliás, quando um assessor é soberbo, muitas vezes passa a impressão de que seu chefe também é. As pessoas se esquecem de olhar para trás. Esquecem rapidamente as lições de humildade e que o poder é efêmero. Pior ainda, esquecem que nada é duradouro quando se atinge o poder pisando nas pessoas e tripudiando os companheiros. Trabalhar em equipe é o único caminho para a manutenção do sucesso e motivar em vez de humilhar é necessário, sempre. Nem todos os companheiros de trabalho são motivados pelo dinheiro ou pelo poder. Muitos gostam de servir. Os soberbos, estes só querem ser servidos, mas a população em geral é sábia e ensina que quem esquece as lições de humildade, cedo ou tarde vai cair do cavalo. A humildade, sem subserviência, é a essência da sabedoria.

Henri Dias é advogado em Fernandópolis (henri@adv.oabsp.org.br)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com