Sexta, 19 de Abril de 2024

Jalesenses pleiteiam recursos para Santa Casa e reclassificação

26/05/2015 as 10:00 | Jales | Da Redaçao
Uma comitiva liderada pelo prefeito Pedro Manoel Callado Moraes esteve em São Paulo, no dia 22 de maio, em audiência agendada pelo Senador Aloysio Nunes com o Secretário Estadual de Saúde, David Uip e o Secretário adjunto Wilson Pollara, pleiteando recursos financeiros, melhorias e a reclassificação de categoria da Santa Casa de Misericórdia de Jales.

A solicitação foi apresentada pelo prefeito juntamente com o provedor da Santa Casa, José Pedro Venturini, o vice-provedor, José Devanir Rodrigues, o administrador hospitalar, Valdenis Neves, o presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Socorro, o responsável pelo setor de leilão, Alcides Ceciliano, além do advogado e conselheiro da OAB de São Paulo, Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, o vereador Jesus Martins Batista e representantes da sociedade civil de Jales. Acompanharam a audiência os deputados Itamar Borges, Carlão Pignatari e Analice Fernandes.

O principal pleito da Santa Casa é a mudança da atual classificação que passaria de Hospital de Apoio, que são os de pequeno porte, para Hospital Estratégico, considerados de médio porte e que servem de retaguarda aos Hospitais Estruturantes, àqueles de referência em atendimentos complexos. Com a alteração, a entidade passaria receber um aumento de 40% do repasse pelo SUS junto ao governo estadual e conseqüentemente a elevação na qualidade dos serviços oferecidos, frente à demanda de atendimento à pacientes de 16 municípios da região.

Segundo o secretário David Uip, a classificação dos hospitais depende de avaliação criteriosa, através de indicadores de competência. Informou que existe a possibilidade de reclassificação, mas tudo depende do andamento de atendimento e dos serviços prestados pelo hospital.

Outras solicitações

A comitiva solicitou ainda ao secretário de Saúde, a continuidade convênio com Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales/CONSIRJ, de 78 mil mensais; a regularização do Programa Pró Santas Casas que repassa 70 mil reais por mês ao município para manter o atendimento de pacientes do SUS; e a assinatura do Programa Santas Casas Sustentáveis que repassará 42 mil.

Outros pedidos foram o credenciamento de 15 leitos de cuidados leitos de internação, cuidados prolongados, reabilitação e paliativos, além de um bônus para o pagamento do 13º salário dos funcionários em dezembro.

David Uip explicou que a Secretaria tem R$ 8 milhões de recursos para custeio para todo o Estado, porém, devido ao contingenciamento interposto pelo governador, em face da crise econômica, existe uma grande dificuldade em atender todas as Santas Casas, ressaltando que mesmo com as dificuldades todos os pedidos serão analisados com muita atenção, para que no segundo semestre deste ano os programas possam ser regularizados.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com