Sexta, 19 de Abril de 2024

Presidente da AMOP e prefeitos se reúnem com ministro

Grupo apresentou diversas reivindicações regionais ao ministro de Portos e solicitou sua interferência para liberação de recursos em outros ministérios do Governo Federal
Ministro Edinho Araújo, Liberato Caldeira (presidente da AMOP) e prefeitos da região
19/05/2015 as 07:50 | Região | Da Redaçao
A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), por meio de seu presidente e ex-prefeito de Valentim Gentil, Liberato Caldeira, juntamente com prefeitos de várias cidades da região, participou, na última semana, em Brasília-DF, de uma audiência com o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo.

Durante a reunião, a comitiva solicitou ao ministro sua interferência junto ao Ministério dos Transportes visando à execução de obras de transposição da linha férrea nos municípios do Noroeste Paulista. “Com a construção da ferrovia Norte-Sul, que vai até Estrela D`Oeste, o número de trens que passa pelo perímetro urbano das cidades vai triplicar. Com isso, serão necessárias medidas de segurança para a população, a fim de se evitar acidentes”, justifica o presidente da AMOP, Liberato Caldeira.

Foi solicitado também o apoio de Edinho Araújo ao movimento pela volta das linhas de trens de passageiros no estado de São Paulo, tendo o ministro de Portos se comprometido a agendar uma audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

O grupo pediu ainda que Edinho Araújo faça gestões junto ao Ministério do Turismo para que as emendas parlamentares destinadas para a promoção de eventos tradicionais sejam liberadas com maior agilidade, evitando assim que a liberação dos recursos ocorra às vésperas dos eventos.

As lideranças aproveitaram para agradecer Edinho pelo seu empenho na luta contra a cobrança de pedágio na Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, que fica em Rubineia (SP), na divisa com MS, em que a Justiça Federal do Mato Grosso do Sul, após ação judicial movida pela AMOP com apoio do ministro, suspendeu o processo de licitação realizado pelo governo daquele estado para instalação de praça de pedágio.

Por fim, os prefeitos presentes apresentaram as principais demandas de suas cidades ao ministro Edinho Araújo e solicitaram sua interferência junto a outros ministérios federais objetivando a liberação de recursos para os municípios.

O presidente da AMOP, Liberato Caldeira, que é esposo da prefeita de Valentim Gentil, Rosa Caldeira, aproveitou para reforçar pleitos formulados pelo Município, como os projetos de construção de um anel viário com a finalidade de desviar o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano do município e a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

“Agradeço muito ao nosso grande parceiro, ministro Edinho Araújo, que mais uma vez nos recebeu de braços abertos e se prontificou em colaborar com os municípios da sua região, dando maior representatividade a nossas reivindicações junto aos demais ministérios”, conclui Liberato Caldeira.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com