Sábado, 20 de Abril de 2024

Valdivia não será julgado a tempo da final

27/04/2015 as 19:08 | Brasil | Da Redaçao
No último domingo, Valdivia nem jogou, mas se envolveu em mais uma polêmica durante a vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre o Santos, pela final do Campeonato Paulista: ele xingou o árbitro Vinícius Furlan de "ladrão" e foi citado na súmula. Com isso, será julgado pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo e provavelmente levará gancho, mas não a tempo de ser barrado do segundo jogo da decisão, no próximo domingo, na Vila Belmiro.

Explica-se: o TJD realiza julgamentos toda segunda-feira. No entanto, os casos julgados são os citados na quarta-feira anterior. Portanto, o caso de Valdivia só será levado à corte na próxima segunda-feira (4 de abril), um dia após a final do Paulista, já que a denúncia só deve ser feita a partir desta quarta-feira (29 de março). Isso se uma denúncia for feita, já que ela precisa primeiro ser aceita por um dos cinco procuradores.

Um caso que ilustra o funcionamento do tribunal é o do zagueiro Gil, do Corinthians. Ele foi expulso no clássico contra o São Paulo, no dia 8 de março, mas foi citado pela procuradoria apenas na quarta-feira, dia 11 de março. Com isso, seu julgamento aconteceu apenas na segunda-feira seguinte, dia 16 de março.

O mesmo deve acontecer com Valdivia, que não deve entrar na pauta do juiz Mauro Marcelo de Lima e Silva, presidente do TJD-SP, e dos auditores responsáveis. Caso a denúncia do chileno seja apressada e ele seja julgado nesta segunda-feira, a partir das 17h (horário de Brasília), será um caso único, ao menos em 2015.

Segundo a súmula, o árbitro Vinícius Furlan alegou que, no túnel de acesso aos vestiários, durante o intervalo, Valdivia "se dirigiu à equipe de arbitragem e proferiu o seguinte: Uma vergonha essa arbitragem, uma vergonha, arbitragem de ladrão".

Caso o camisa 10 do Palmeiras seja suspenso, ele terá que cumprir a punição no Estadual do ano que vem, já que a edição de 2015 já terá sido encerrada.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com