30/07/2014 | Tempo: Min: C / Max: C
Geral
 
Criada Cooperativa de Piscicultores da Região de Santa Fé
22/11/2007 - as 07:20:00
Santa Fé do Sul - Foi realizada na quarta-feira (14), a Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa de Piscicultores da Região de Santa Fé do Sul. A Cooperativa é formada por trabalhadores dos seis municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura (Cimdespi) e que participaram do Programa de Capacitação e Treinamento nas Unidades Demonstrativas em Tanques-rede, instaladas na região abrangida pelo Consórcio.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Jesus Carmo, explicou que a criação da cooperativa representa a seqüência do Projeto de Piscicultura na região. “A partir de agora, aquelas pessoas que foram treinadas, capacitadas e que têm conhecimento e habilidades para a atividade, passarão a conduzir seu próprio empreendimento, de forma associativa”.

Carmo disse também que a assembléia aconteceu após várias reuniões nos municípios, e em conjunto entre todos os interessados, para definir a forma de trabalho a ser seguida. O evento teve a participação de oitenta trabalhadores, dos seis municípios envolvidos, que passaram a formar o quadro de cooperados. Foi eleita e empossada a primeira Diretoria, que ficou assim constituída: presidente: Moises Jose Teixeira, de Santa Fé do Sul; vice-presidente: Merquides Franco, de Santa Clara D’Oeste; Secretário: Fernando Jesus Carmo, de Santa Fé do Sul; segundo-secretário: Flávio Tonizioli, de Três Fronteiras; tesoureiro: Carlos Alberto Franco, de Três Fronteiras e segundo-tesoureiro: Milton Giacometti, de Nova Canaã Paulista.

O Conselho Fiscal ficou assim definido: titulares: Mauro Martins da Fonseca, de Rubinéia; Clarindo Rota, de Santa Rita D’Oeste; Walter José Gomes, de Santa Clara D’Oeste; suplentes: Benedito Calixto dos Santos, de Rubinéia; Milton Fincatti, de Santa Rita D’Oeste e Manoel Messias Porto, de Nova Canaã Paulista.

A próxima etapa para viabilização da cooperativa é a busca de recursos financeiros para custeio da atividade e para construção de um abatedouro de peixes visando agregar valor à matéria-prima produzida.

O Projeto de Piscicultura na região começou em 2003 com a realização do Seminário Regional de Piscicultura e Negócios da Pesca e posterior criação do Consórcio Intermunicipal. O projeto foi implantado de fato cm a cerimônia de inauguração que ocorreu no dia 15 de setembro de 2006, com a presença do atual Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Altemir Gregolin.
sua opinião
rodape