Quarta, 24 de Abril de 2024

Finais estaduais marcam choque entre gerações de técnicos

25/04/2015 as 17:00 | Brasil | Da Redaçao
De um lado, um grupo multicampeão e formado por integrantes com mais de 60 anos. Do outro, uma turma mais nova, com algumas taças no currículo e uma média de idade de apenas 43 anos.

As finais de quatro dos principais Estaduais do Brasil irão oferecer aos torcedores neste fim de semana um choque entre estes dois grupos de perfis distintos. Luiz Felipe Scolari, Levir Culpi, Oswaldo de Oliveira e René Simões são parte da mesma geração de treinadores. De diferentes maneiras, construíram carreiras com conquistas e feitos importantes dentro e fora do Brasil.

Diego Aguirre, Doriva, Léo Condé e Marcelo Fernandes estão quase no mesmo estágio da carreira. O uruguaio, técnico do Internacional, deu seus primeiros passos no Peñarol, enquanto os outros ainda experimentam, de certa forma, um relativo sucesso na elite do futebol profissional nos respectivos estados.

MG - ATLÉTICO-MG X CALDENSE

Aos 62 anos, Levir Culpi tem história com o Atlético-MG. Venceu Estaduais, ajudou o time a sair da segunda divisão e retornou no ano passado. No fim do ano, calcado em viradas espetaculares, conquistou a Copa do Brasil contra o Cruzeiro.

Seu adversário, Léo Condé, tem só 37 anos e também tem histórica com o Galo. Após desistir de ser jogador de futebol profissional, ele virou treinador em escolinhas de futebol e foi galgando espaço. Passou pelo América-MG. Convidado, chegou ao Atlético-MG e venceu vários títulos no comando dos times de base.

A Caldense é elogiada pelo estilo moderno e já mostrou a que veio: derrotou o rival da final na primeira fase do Estadual por 1 a 0.

RJ - BOTAFOGO X VASCO

Jogador renomado no Brasil - defendeu a seleção - e na Europa, Doriva, de 42 anos, dá seus primeiros passos como treinador. Em seu primeiro trabalho, levou o Ituano ao título do Paulista em 2014. Na sequência, assumiu o Atlético-PR e foi demitido após somente oito jogos. Agora, tem a missão de comandar o Vasco um ano após o retorno à Série A do Brasileiro.

De seleções caribenhas - Jamaica, Costa Rica, Trinidad e Tobago - a times do Catar e dos Emirados Árabes, Renê Simões coleciona dezenas de diferentes trabalhos como técnico. Aos 66 anos, ele, que já passou também pela seleção feminina do Brasil e foi comentarista, tem a missão de reerguer o Botafogo após a queda à segunda divisão nacional.

RS - GRÊMIO X INTERNACIONAL

Em sua primeira experiência no Brasil, Diego Aguirre, de 49 anos, coleciona glórias pelo Peñarol tanto como jogador quanto como técnico. Quando atleta, ganhou o Uruguaio em 1986 e a Libertadores em 1987. Já com a prancheta, ele faturou o Nacional duas vezes e levou o time à decisão da Libertadores de 2011 após 24 anos de ausência.

Luiz Felipe Scolari já tem uma carreira como treinador consolidada. Aos 66 anos, ele já foi campeão mundial com o Brasil em 2002 e está em sua terceira passagem pelo Grêmio, com o qual ganhou três vezes o Gaúcho, uma vez o Brasileiro, uma vez a Copa do Brasil e uma vez a Libertadores.

SP - PALMEIRAS X SANTOS

Ao contrário das outras decisões, em São Paulo os dois técnicos da final têm uma história recente juntos. Oswaldo de Oliveira, 64 anos, foi técnico do Santos em boa parte do ano passado. Ao seu lado, o hoje treinador do Palmeiras tinha Marcelo Fernandes, 44, como auxiliar.

Juntos, os dois viram a equipe santista sucumbir frente ao Ituano na decisão do Paulista de 2014. Oswaldo , o mestre, já ganhou Brasileiro e Mundial de Clubes e terá a chance de levantar o estadual. Fernandes, o aprendiz, era auxiliar técnico do Santos desde 2011 e ganhou força para ser efetivado justamente após uma vitória sobre o... Palmeiras.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com