Quinta, 25 de Abril de 2024

Jovens cientistas lançam o Projeto PI em Fernandópolis

19/04/2015 as 07:51 | | Da Redaçao
Apesar da história mostrar que pessoas têm a capacidade de mudar suas vidas através do estudo, muitas ainda hoje não sabem como fazer ou não encontram esta oportunidade. Estes foram os motivos pelos quais surgiu o Projeto PI.

O projeto visa a aproximação do mundo universitário, acadêmico e científico, com o grande público em geral, trazendo informações sobre oportunidades e incentivando alunos de escolas públicas a ingressarem nos grandes centros universitários públicos do país.

Fernandópolis é uma cidade que se encontra próxima de algumas dentre as melhores universidades do país. Porém, não possui uma forte cultura para a ciência e tecnologia. Com o intuito de fomentar esta cultura em união com a forte cultura agrícola presente na cidade, ela foi escolhida para dar inicio ao projeto.

Além de difundir as inovações da ciência para a população, mostrando a relação dos estudos com descobertas e aplicações tecnológicas, há uma especial preocupação com os estudantes de escolas públicas. Será realizado um ciclo de palestras de caráter informativo e motivacional nas escolas públicas da cidade para o terceiro ano do ensino médio. Os temas abordados levantarão as oportunidades oferecidas pelas universidades públicas, tais como: cotas para estudantes vindos de escolas públicas, bolsas de estudo, moradia, alimentação e pesquisa, etc.

Ao final, no dia 9 de Maio, haverá um evento no Teatro Municipal de Fernandópolis que reunirão palestrantes, entre eles: o Prof. Bruno Moreti Tosti (Papo de Vestibular) e uma mesa redonda com os palestrantes, os membros com os presentes. O projeto enfatiza uma maior aproximação dos cientistas brasileiros com a sociedade civil, visto que um artigo publicado este mês na revista Pesquisa Fapesp mostrou a importância que os paulistas dão à ciência, porém, existe carência de informação sobre o que a ciência brasileira produz tecnologicamente e cientificamente, sendo pioneira internacionalmente em muitas áreas.

Esta iniciativa tem como membros: Bruno P. de Oliveira, mestrando em Física do Grupo de Óptica pela USP, Agide G. Marassi, mestrando em Física do Grupo de Ressonância Magnética Nuclear pela USP, Fernando Y. Nawate, graduando em Licenciatura em Matemática pela USP, Eduardo H. M. Maschio, doutorando em Física do Grupo de Informação Quântica pela USP e Victor T. Sanchez, mestrando em Educação pela UFSCar, com os apoiadores Deputado Federal Fausto Pinatto e Bruno Moreti.

Em breve mais informações nas redes sociais!

Por: Bruno Pereira e Eduardo Maschio



Confira um vídeo sobre o projeto no link:

https://www.facebook.com/piprojeto/videos/vb.1570701309877300/1572563343024430/?type=2&theater
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com