Terça, 16 de Abril de 2024

Mais de 1,8 mil pessoas viajam pra estudar ou trabalhar na região

04/04/2015 as 07:51 | | Da Redaçao
Diariamente, milhares de pessoas da região deslocam- -se da cidade onde moram para trabalhar ou estudar em um município vizinho. A estatística desse “movimento pendular” populacional é do IBGE, com base no Censo de 2010.

O Noroeste Paulista tem 11 aglomerados urbanos, que o órgão denomina arranjos populacionais, com PIB de R$ 21 bilhões, onde residem mais de 1 milhão de pessoas. Um deles é formado por Fernandópolis e mais dois municípios próximos: Macedônia e Pedranópolis. Diariamente, 1.820 pessoas se deslocam entre essas cidades.

Uma delas é a professora de matemática, Maristela Lima, 32 anos. Ela trabalha e estuda em Fernandópolis e retorna a Macedônia apenas para dormir. Sua rotina, de segunda à sexta, é pegar ônibus por volta das 6h30 e retornar às 24h, depois das aulas da pós-graduação. “Fico pouquíssimo tempo do dia em minha cidade. Só não mudo de lá porque tenho casa própria e Fernandópolis é bem perto”.

Já Arnaldo da Costa, morador de Pedranópolis, possui um estabelecimento comercial em Fernandópolis. São 30 quilômetros de ida e volta, de segunda à sexta, com despesas de combustíveis e alimentação. Mesmo assim, ele diz que compensa e somente retorna para a sua cidade no final do expediente, para descansar. “Eu ainda moro com os meus pais. Por isso, retorno para Pedranópolis. Optei por abrir um comércio em Fernandópolis por maior visibilidade e movimento, o que não teria na minha cidade”, destacou Arnaldo, que já planeja mudar-se para Fernandópolis o quanto antes.

Ainda de acordo com a pesquisa, diferentemente de outras regiões mais pobres do país, o deslocamento populacional no interior paulista está ligado ao mercado de trabalho, tendo em vista que a pessoa sai do seu município para outro, geralmente maior, em busca de melhores oportunidades de emprego ou para aprimorar seus estudos.

O perfil econômico de Fernandópolis, em relação aos municípios da microrregião, favorece esse deslocamento. Além dos aglomerados formados por outras cidades-polo da região, como Catanduva (7 municípios), Votuporanga (4), Jales (3) e Santa Fé do Sul (5), o Noroeste Paulista tem arranjos populacionais entre cidades de pequeno porte, como Nova Granada e Onda Verde, Paulo de Faria e Orindiúva e Riolândia e Pontes Gestal.

Os critérios do IBGE para definir um arranjo demográfico envolveram a conurbação urbana e também uma fórmula com a razão entre o volume de deslocamentos e a população economicamente ativa.

Breno Guarnieri-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com