Sexta, 19 de Abril de 2024

Cubana do Mais Médicos foge para Miami após pressão da ilha

31/03/2015 as 10:53 | Brasil | Da Redaçao
Uma médica cubana que participava do programa Mais Médicos, do governo brasileiro, fugiu para Miami após sofrer pressão de Cuba para se separar da família. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, Dianelys San Roman Parrado estava sendo pressionada para que seu marido e seu filho voltassem à ilha. Ela começou a participar do Mais Médicos em dezembro de 2013 e fazia “um ótimo trabalho”, segundo seu supervisor, Gustavo Gusso.

De acordo com a Folha, o governo cubano tem pressionado os profissionais que participam do programa para que seus familiares permaneçam na ilha. Para isso, ameaça cassar os diplomas dos médicos.

O país teme que as famílias se fixem definitivamente no Brasil e quer evitar deserções. De acordo com o governo de Cuba, os familiares dos médicos podem apenas fazer visitas ao parente que trabalha no Brasil. No entanto, a duração da viagem não é especificada.

O marido de Dianelys já havia conseguido trabalho no Brasil, numa fábrica de parafusos, e o filho já estudava numa escola bilíngue, diz o jornal. A médica atuava numa unidade de saúde em Jandira, na Grande São Paulo.

O Ministério da Saúde diz que não pode interferir nas relações entre os profissionais e o governo cubano.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com