Quinta, 18 de Abril de 2024

Fernandópolis pode estar escondendo casos de leishmaniose

31/03/2015 as 08:00 | | Da Redaçao
A Prefeitura do Município de Fernandópolis pode estar escondendo casos positivos de leishmaniose. A informação foi dada por um funcionário publico que requereu preservação da fonte.

Fernandópolis estaria infestada com a doença, mas os números ainda não foram divulgados pela municipalidade. A Secretaria de Saúde estaria acobertando a possível epidemia, deixando de informar órgãos do governo.

A reportagem apurou que em um único pet shop de Fernandópolis são realizados tratamento em mais de 50 caninos infectados pela doença. Os exames foram comprovados por uma veterinária de Jales que coletou amostras de sangue de vários animais.

A realização de exames na Prefeitura e feita através da retira de uma pequena quantidade de sangue na orelha dos animais, mas a profissionais realiza o exame por meio de exames na coluna dorsal do canino.

A Prefeitura de Fernandópolis se nega a dar esclarecimentos e informações sobre o número de casos registrados na cidade. O RN solicitou dados por meio de um e-mail enviados à assessoria de comunicação no último dia 25 e via telefone na manhã desta segunda-feira, dia 30. Não houve retorno por meio de e-mail e telefonema.

Para um agente de saúde, Fernandópolis estaria infestada com a doença e os cães estariam sendo tratados com remédios humano para evitar a eutanásia, o que chamaria a atenção da população.

Outros números que podem estar sendo camuflados são os casos positivos de dengue na cidade. A Secretaria não estaria informando o Ministério da Saúde sobre os casos positivos para não entrar na lista de cidade com epidemia da doença.


O que é?
Leishmaniose ou Leishmaníase é uma é uma zoonose (doença dos animais que pode se transmitir ao homem),os animais infectados com maior grau de importância em relação aos humanos são os cães, os roedores e os próprios humanos.Trata-se de enfermidade infecciosa, parasitária, cuja etiologia, no Brasil, é dominada por 4 espécies destes protozoários (seres unicelulares): Leishmania chagasi, Leishmania braziliensis, Leishmania amazonensis e Leishmania guyanensis.

Transmissão
A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.
Na leishmaniose cutânea os animais silvestres que atuam como reservatórios são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infecção é a raposa do campo.

Sintomas de Leishmaniose
Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. Leishmaniose cutânea: duas a três semanas após a picada pelo flebótomo aparece uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com