Sábado, 20 de Abril de 2024

Procura por itens de Páscoa ainda é tímida em Fernandópolis

23/03/2015 as 07:50 | | Da Redaçao
As tradicionais parreiras de Páscoa, coloridas por centenas de ovos à escolha dos consumidores já estão a postos nos supermercados de Fernandópolis.Muitos já fazem promoções e caracterizaram o ambiente para atrair o público.

Faltando duas semanas para a Páscoa, o principal desafio deste ano é enfrentar o cenário de instabilidade econômica pelo qual o Brasil todo atravessa, e ainda, buscar o crescimento do índice de comercialização de chocolates nesta época. A Associação
Paulista de Supermercados (Apas) aposta em um período de crescimento nas vendas, mesmo que timidamente, tomando como base o desempenho abaixo do esperado no Natal.

De acordo com o economista Bruno Lima, o quadro de inflação alta, somado aos juros em elevação, aumento de impostos e corte de despesas do Governo, impacta diretamente a confiança, as expectativas do setor e o poder de compra da população.“Vale ressaltar que a Páscoa em 2014 foi dia 20 de abril, o que influenciou positivamente pelo fato de ser um período em que a população já teve acesso aos salários, ao contrário do que ocorre este ano, quando a festividade será no dia 5 de abril”, acrescenta.

Para Fabiana Meldrim, empresária do setor supermercadista em Fernandópolis, os resultados destes primeiros dias, apesar de não serem definitivos, não servem para deixar o setor confiante. “Já estamos com os ovos de páscoa dispostos, mas ainda não houve movimentação. Tradicionalmente, as pessoas deixam mais para a última hora. Esperamos que a partir da semana que vem a situação melhore”, salienta.

Mesmo consciente de que a população deixa para comprar seus produtos na última hora, Fabiana não espera crescimento para o período este ano. “A não ser que tenhamos uma surpresa nas próximas semanas. Os preços estão bem altos e isso não ajuda”.

Já para Paulo Magalhães, gerente de um supermercado também em Fernandópolis, a expectativa mais otimista possível é de igualar as vendas ao ano passado. “Com o mercado retraído o dinheiro na mão do cliente é menor, então o momento exige cautela”, adverte.

PRODUTOS

A primeira coisa que vem em mente ao se falar de Páscoa é o ovo de chocolate, mas, com a sexta-feira santa, os supermercados também ganham com as vendas crescentes de pescados – em especial o bacalhau -, vinhos, azeites e bebidas.

No entanto, os alimentos este ano também estão sofrendo com a alta do dólar, já que a moeda influencia diretamente no preço final ao consumidor.



Breno Guranieri-Jornal O Extra
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com