Quinta, 25 de Abril de 2024

Polícia Ambiental apreende 119 quilos de peixe

16/03/2015 as 15:39 | Votuporanga | Da Redaçao
O 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Votuporanga, durante patrulhamento ambiental rural no dia 13 de fevereiro, apreendeu 119 quilos de peixes nativos, em duas fiscalizações.

A primeira fiscalização se deu por volta das 6h30, na Represa Hidrelétrica de Água Vermelha, no município de Pontes Gestal, no Rio Turvo, onde a equipe formada pelos Cabos PM Franhan, Mantovani e Vinicius, surpreenderam o pescador profissional D.J.F. de 40 anos, retirando do manancial oito redes de emalhar, as quais estavam armadas de forma irregular, ou seja, ultrapassando 1/3 do ambiente aquático e a menos de 150 umas das outras (medida aferida com GPS).

As redes haviam capturado 12 quilos de peixes nativos e exóticos, sendo curibatás, piranhas, cascudos, corvinas e porquinhos. O pescador foi autuado administrativamente em R$940, sendo apreendido todo o pescado além das redes, barco e motor de popa.

A segunda fiscalização se deu por volta das 13h30, na vicinal que liga Votuporanga à Sebastianópolis do Sul (estrada do 27), nas proximidades da linha férrea, onde a equipe formada pelos Cabos PM Laercio, Dalbem, Bernini, Renan e o Soldado PM Clayton, abordaram a caminhonete S-10, de cor prata, do município de Macaubal, com cinco ocupantes, os quais transportavam 107 quilos de peixes nativos, sendo 36 quilos de mandis.

Os ocupantes do veículo afirmaram que haviam pescado na Represa da Água Vermelha, Rio Grande, no município de Orindiúva. Por capturar e transportar peixes acima da quota permitida (10 quilos e mais um exemplar), os pescadores foram autuados em R$2.840 mil cada um.

Todo o pescado apreendido foi doado a entidades beneficentes de Votuporanga. De acordo com a Polícia Ambiental, a pesca acima da quota permitida e o uso de método irregular de captura, caracteriza crime conforme Artigo 34 da Federal 9605/98 (Leis dos Crimes Ambientais), com pena de detenção de um à três anos.

Paola Munhoz/Votunews
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com