Quinta, 25 de Abril de 2024

Quase 700 fernandopolenses podem perder o título de eleitor

06/03/2015 as 10:01 | | Da Redaçao
Em Fernandópolis, 672 eleitores que faltaram às últimas três eleições sem dar justificativa precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral a partir desta semana.

Conforme a legislação eleitoral, quem faltou e não justificou a ausência nos últimos três pleitos deve resolver a pendência até 4 de maio ou terá o título cancelado. Para regularizar o título, é preciso procurar o cartório eleitoral, com um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa que hoje é de R$3,51 para cada abstenção.

O cancelamento deve ocorrer entre 19 a 21 de maio, se não houver comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes. Apenas eleitores menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos, que possuem voto facultativo, além das pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou
extremamente oneroso, estão fora desta regra.

PENDÊNCIAS

Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

Além disso, não poderá ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter a certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

ABSTENÇÃO

Nas últimas Eleições Gerais, mais de 1,7 milhão eleitores não votaram e tão pouco justificaram a ausência, deste número, 34.050 são de brasileiros que votam no exterior.

No Brasil, os eleitores de São Paulo lideram o registro de títulos irregulares, com 498.681 casos. Em Fernandópolis, dos 50.996 eleitores aptos a votarem nas últimas eleições, 11.543 não compareceram às urnas, uma abstenção de 22,64%, sendo que aqueles que deixaram de votar pela terceira vez consecutiva devem regularizar sua situação eleitoral até o mês de maio, obrigatoriamente.

O 150º Cartório Eleitoral de Fernandópolis fica na Avenida expedicionários Brasileiros, 638 – Jardim Santa Helena. Mais informações pelo tel. 3462-1173.

João Leonel-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com