Sábado, 20 de Abril de 2024

Banco de Fernandópolis protesta contra abertura de capital

02/03/2015 as 10:31 | | Da Redaçao
A presidente Dilma Rousseff anunciou, na última semana, que vai abrir o capital da Caixa Econômica Federal. Segundo ela mesmo disse em seu pronunciamento após o café da manhã no Palácio do Planalto, a operação não deve ocorrer no curto prazo e garantirá recursos aos cofres públicos pela redução da participação da União no banco.

A medida tem gerado manifestações apoiadas pelos Sindicatos dos Bancários em todas as unidades da Caixa no país. As unidades de Fernandópolis e Votuporanga também aderiram ao manifesto, que foi realizado na manhã da última sexta-feira.

O presidente do sindicato, HarleyVizona, afirma que como o protesto da última sexta, serão feitos outros atos. “A manifestação aconteceu das 10h às 12h, visando a conscientização da população sobre a abertura do capital da Caixa. O Governo quer transformar a Caixa, vender parte dela, fazer dinheiro, privatizar”, conta ele.

A manifestação foi feita por meio de cartazes fixados nas agências de todo o país com os dizeres “Em defesa da Caixa 100% pública #ACaixaédopovo”.”A Caixa é uma entidade pública, mas, do jeito que o governo quer fazer, vendendo ações, muda a forma de controle, entre outros. O processo em si é muito grande, mas é preciso lembrar que a caixa é o braço social do Governo Federal”, disse o presidente do sindicato.

Ele ainda afirma que as manifestações são justamente para evitar que esse processo venha de forma unilateral, onde somente um se beneficie. “Sabemos que uma hora vai acontecer, mas queremos participar desse processo”.

Abertura de capital
O processo de privatização seria feito da seguinte maneira: o governo faria um IPO da Caixa daqui a cerca de 1,5 ano. Antes disso, o banco federal teria que passar por um processo de saneamento. O IPO garantiria recursos importantes para reforçar os cofres do Tesouro Nacional, num momento em que o governo tenta melhorar as contas públicas.

A Caixa é o principal concessor de empréstimos habitacionais e o terceiro maior banco do país em ativos totais. Em setembro, a Caixa tinha 1 trilhão de reais em ativos, segundo dados do Banco Central, atrás do também público Banco do Brasil, com 1,3 trilhão de reais, e do privado Itaú com 1,1 trilhão de reais.


Com informações de Maíra Petruz/Diário de Votuporanga
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com