Sábado, 20 de Abril de 2024

Cesp perde domínio e Governo vai vender usina de Ilha Solteira

02/03/2015 as 10:00 | Ilha Solteira | Da Redaçao
A usina de Ilha Solteira passará a ter outro controlador, pois a CESP não aceitou participar do plano de barateamento de energia elétrica implementado pelo Governo Federal. Com isso, a concessão das usinas hidrelétricas operadas pela estatal, entre elas a de Ilha Solteira, não será renovada. O governo paulista é controlador da CESP.

Caso aceitasse a proposta do Governo Federal, a CESP teria suas concessões renovadas por mais trinta anos. Como isso não aconteceu, as usinas passarão a ser controladas por outra empresa. Três Irmãos já foi leiloada e agora é controlada pelo Consórcio Novo Oriente, formado por um fundo de investimento privado e por Furnas.

Geração - A preocupação da Prefeitura é com a sede da futura operadora da usina. Na licitação de Três Irmãos, cuja usina está localizada em Pereira Barreto, a vencedora acabou se instalando em Andradina. Com isso, a geração da nota fiscal seria emitida na cidade onde ela está localizada, o que levaria Pereira a perder toda a arrecadação proveniente da geração da usina.

O prefeito Bento Sgarboza (DEM), acompanhado dos vereadores Antônio Carlos da Silva (PT), o Toninho, e Kléber Baruffi (PV), discutiu o assunto com um dos líderes do PT na Câmara, o deputado estadual Arlindo Chináglia, e pediu para que o Governo evite o mesmo problema na licitação da usina de Ilha Solteira.

“Pedi apoio para que no edital de licitação, conste que que a empresa vencedora tenha que se instalar na cidade sede da usina, no caso, Ilha Solteira. E tem que fazer antes do edital ser publicado. Por que depois, não pode mudar. E o Arlindo se colocou à disposição para ajudar e evitar que isso aconteça”, disse Bento Sgarboza.

Douglas Cossi Fagundes – Ilhadenoticias
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com