Sábado, 20 de Abril de 2024

Secretaria de Saúde ainda disponibiliza vacina antirrábica

A imunização contra raiva continua no Centro de Zoonoses de Jales
28/02/2015 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
Uma ótima oportunidade para quem ainda não vacinou o seu animal de estimação.

A Secretaria de Saúde continua disponibilizando no Centro de Zoonoses as vacinas contra raiva, em continuidade a Campanha de Vacinação Antirrábica realizada desde outubro do ano passado.

A meta é vacinar 70% da população felina e canina da cidade e até o momento o índice de vacinação é de 56%. “Ainda dá tempo da população que ainda não vacinou o seu animal levá-lo para receber a imunização. A vacina é gratuita e é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus”, comentou o diretor de serviço da Saúde da Coletividade, Renato Luis de Lima, o popular Renato Preto.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos como cães e gatos, além de atingirem animais silvestres e morcegos. Causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central, a doença depois de instalada pode levar à morte. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, entra em contato com o ser humano ou outro animal através de mordeduras, lambidas de feridas, ou arranhões.

A vacinação é indicada para animais a partir de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose. A população de cães e gatos na cidade é estimada em 10.000 mil animais.

O Centro de Zoonoses está localizado nos Fundos do Recinto de Exposições. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone 3621-1377. A aplicação será feita no local e não serão distribuídas vacinas.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com