Sábado, 20 de Abril de 2024

Alckmin parabeniza alunos da Etec de Fernandópolis no Facebook

30/01/2015 as 10:25 | | Da Redaçao
Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis encontrou uma fórmula para transformar cinzas da queima do bagaço de cana-de-açúcar em sílica, material utilizado na fabricação de vidro.

(Um dos vencedores na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) de 2014, o trabalho ficou em primeiro lugar na Categoria 7, que incluía projetos de Tecnologia Química, Alimentos, Agroindústria e Bioenergia. Os alunos Josiane de Souza Freitas, Moisés Rocha Castro e Marcos Antonio dos Nascimento, do curso de Açúcar e Álcool, são os autores da ideia.

De acordo com a orientadora do projeto, Taís Marino Batista, após a moagem da cana, as usinas costumam aproveitar o bagaço da planta para cogeração de energia elétrica, por meio da sua queima em caldeiras de alta temperatura. Os estudantes encontraram uma maneira de usar as cinzas resultantes desse processo.

“A iniciativa representa um ganho considerável na preservação do meio ambiente com o reaproveitamento das cinzas, além de apresentar alternativas para indústria do vidro”, afirma Taís.


O governador Geraldo Alckmin usou sua conta na rede social Facebook para parabenizar os alunos pelo projeto:


"O Centro Paula Souza é motivo de orgulho para SP. Os alunos Josiane de Souza Freitas, Moisés Rocha Castro e Marcos Antonio do Nascimento, do curso de Açúcar e Álcool da Etec de Fernandópolis, desenvolveram uma fórmula para transformar as cinzas, resultantes da queima do bagaço de cana, em sílica, material usado para fabricar vidro. O projeto foi premiado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e tem grande importância para a preservação do meio ambiente. SP é terra de pesquisa e inovação - e isso começa já na sala de aula. Parabéns aos jovens e seus orientadores!"
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com