Sexta, 19 de Abril de 2024

Ações do governo devem reforçar investimentos, diz Levy em Davos

25/01/2015 as 13:00 | Brasil | Da Redaçao
"Após as eleições, decidimos mudar. A presidente decidiu começar este ano com ações para reforçar investimentos", disse o ministro Joaquim Levy (Fazenda), ao encerrar neste sábado (24) sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

No painel "Perspectivas para a Economia Global", Levy destacou que o Brasil foi em direção diferente à de outros países emergentes. Criou milhões de empregos nos últimos anos e tem agora uma das taxas de desemprego mais baixas da história, o que proporcionou muita inclusão social, observou.

"Nos últimos dois anos, esse processo começou a se desacelerar, em parte pela mudança nos preços das commodities [matérias-primas]."

O ministro afirmou que o crescimento do país foi ligado ao consumo e que agora busca mudar a demanda em direção a investimentos.

"Para ter investimento, é preciso ter confiança. Por isso, tomamos a decisão de adotar medidas para aumentar a confiança na economia", declarou, repetindo a palavra confiança, que usaria ainda outras vezes.

As eleições do ano passado contribuíram para o recuo da confiabilidade, disse.

"Tivemos um declínio na confiança em parte porque tivemos eleições. A desaceleração da economia foi pela queda de investimentos."

As medidas tomadas foram classificadas por Levy como "muito tradicionais":

"Reforçamos nosso ajuste fiscal com a meta de superavit de 1,2% neste ano e, no próximo ano, será um pouco mais", disse.

O ministro citou também as reformas estruturais, que considerou muito importantes para a decisão de investir.

"Queremos o setor privado e para isso temos de assegurar que seja mais fácil fazer negócios no Brasil. Há muito o que fazer em impostos", salientou. Com mais investimentos, disse, será possível melhorar a educação.

Para Levy, o país reage com agilidade.

"Se agirmos rapidamente, teremos uma rápida resposta", concluiu em debate mediado por Laurence Fink, CEO da BlackRock, com a presença de representantes do Banco Central Europeu e do FMI (Fundo Monetário Internacional), além de presidentes dos bancos centrais da Inglaterra e do Japão.

A recuperação americana e o recuo dos preços do petróleo serão benéficos para o Brasil, avaliou.

"A queda do preço do petróleo "não vai machucar tanto, na verdade, será positiva", afirmou.

Quanto à retomada dos EUA, Levy disse que a "acompanhamos com atenção", por mudanças de fluxos de capitais que possa gerar, e que é necessária uma "coordenação entre a política monetária dos EUA e as de outros países."
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com