Quinta, 25 de Abril de 2024

Ilha Solteira opera com o volume morto e Água Vermelha cai a 14%

25/01/2015 as 07:51 | Região | Da Redaçao
Duas usinas hidrelétricas da região operam há sete meses graças ao uso do volume morto de seus reservatórios de água. Desde junho, as usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos estão com seus volumes úteis zerados, de acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema). O último boletim do ONS divulgado no dia 21, indica que o reservatório da Usina de Água Vermelha na região de Fernandópolis caiu para 14%, registrando maior saída de água do que entrada. Esse índice é bem próximo dos 10% estabelecido pelo governo como margem crítica de operação.

O nível dos reservatórios baixou por causa da forte estiagem. Dados do ONS mostram que 18 dos 21 principais reservatórios de hidrelétricas do país enfrentam problemas em função da escassez de chuva.

Diante da crise, o governo federal tem acionado usinas termelétricas, que geram energia a um custo mais alto do que o das hidrelétricas. O volume útil de uma usina é como uma caixa d’água. Quando ele acaba, perde-se a capacidade de regular o armazenamento e a operação entra no chamado volume morto. Ou seja, o sistema fica mais vulnerável em período longos de estiagem.

O volume útil do reservatório zerado em Ilha Solteira e Três Irmãos afeta a nagevação na hidrovia Tietê-Paraná que está suspensa a quase oito meses. Com a baixa do reservatório em Ilha Solteira, os escombros da velha cidade de Rubineia que estavam submersos voltaram a reaparecer (foto).



Jornal Tá Na Mão
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com