Sábado, 20 de Abril de 2024

Universidade Brasil acaba com internato em Fernandópolis

31/05/2023 as 06:00 | Fernandópolis | Da Redaçao
Uma decisão da diretoria da Universidade Brasil em Fernandópolis acaba com o internato para alunos do 5º e 6º ano do curso de Medicina e prejudica atendimento à população na Unidade de Especialidades no bairro Por do Sol.

Com isso o município deixará de prestar atendimento nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Dermatologia, Reumatologia, Hematologia, Pediatria, Ginecologia, Psqiuiatria, Geriatria, Neuro pediatria, entre outros atendimentos que há anos vem sendo feito as pessoas mais carentes. Um retrocesso de 20 anos para o município de Fernandópolis.

A decisão inconseqüente teria sido da nova diretora que também está querendo até retirar o curso de Medicina de Fernandópolis, segundo uma fonte de dentro da própria universidade. Essa mesma fonte informou que não sabe o motivo de tanta barbárie com a cidade que tanto acolheu essa mesma universidade. Seria uma decisão mimada?

Apesar dos alunos pagarem R$ 12 mil reais pelas mensalidades, a Universidade Brasil tentar garimpar menores ofertas possíveis, impondo valores que instituições de Saúde devem receber. Isso acaba levando alunos para outras regiões do Estado para a realização dos internados. Por determinação do MEC, a instituição de Saúde, como é o caso da Santa Casa, que recebe o internato, tem direito a receber até 30% do valor da mensalidade, mas a UB apresenta miserável oferta pelo serviço.

Desde novembro de 2022, a Universidade Brasil, de forma irresponsável, não concluiu com o contrato de aditamento do internado com a Santa Casa de Fernandópolis, prejudicando dezenas de alunos do curso de Medicina. Nesse mesmo aditamento, ficou comprovado que a UB comete evasão fiscal, deixando de pagar os tributos no município.

Com o fim do internato, a Prefeitura terá que arcar com a contratação de profissionais para cada especialidades, caso queira manter atendimento à população mais carente.

De acordo com outra fonte pesquisada pela reportagem, a decisão teria sido tomada na semana passada onde alguns alunos tiveram a informação que o internato não seria mais realizado por completo em Fernandópolis.

Esses alunos do curso de medicina são os que vão a campo, como UBS e UPA e fazem atendimentos junto aos especialistas médicos e também os médicos das estratégias de saúde da família.

Desde que o contrato com a Santa Casa e a Universidade Brasil foi encerrado, parte deste internato já era feito em outros municípios. Esses alunos ficavam parte do período do internato em Fernandópolis, principalmente no ambulatório de especialidades que é realizado a UBS Pôr do Sol, outros atendiam na UPA – Unidade Básica de Saúde - e em outras UBSs do município e cidades vizinhas

Sem justificativas, a Universidade pretende terminar definitivamente com o internato no município de Fernandópolis, levando os alunos do 5º e 6º ano para outras cidades onde o internado seria concluído.

Com essa decisão, o ambulatório de especialidades feito na UBS Por do Sol acaba, e o município fica sem especialidades médicas, uma vez que é a Universidade Brasil que oferece o especialista para atender junto aos alunos nos ambulatórios.

Há informações de que o fato já está decidido, uma vez que os alunos iniciam o internato no próximo semestre.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com