Terça, 23 de Abril de 2024

Presidente distribui dinheiro para apoiadores e brinquedos a crianças

28/05/2023 as 12:26 | Mundo | G1
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, distribuiu dinheiro a apoiadores reunidos do lado de fora do posto de votação onde ele votou no segundo turno da eleição presidencial neste domingo (28).

O chefe de Estado em exercício distribuiu notas bancárias no valor de 200 liras (aproximadamente R$ 50) para cada e apertou as mãos de apoiadores que estavam alinhados do lado de fora da porta.

Segundo a Reuters, esse movimento é normal para os apoiadores de Erdogan. Assim como os adultos recebem dinheiro, as crianças recebem brinquedos.

Recentemente, o país passou por problemas relacionados a inflação. Em outubro de 2022 a taxa chegou a 85%, o que tirou confiança de uma parte dos eleitores de Erdogan.

Do outro lado da eleição está Kemal Kilicdaroglu, um economista que lidera a oposição. Ele juntou seis partidos da oposição e montou uma frente sólida.

No primeiro turno, Erdogan teve 49,5% dos votos enquanto Kilicdaroglu teve 44,9%.

Membro da Otan, a Turquia, com 85 milhões de habitantes, ocupa uma posição importante e muito estratégica na aliança militar, pela sua peculiaridade geográfica. O país fica na fronteira entre o Ocidente e Oriente. Uma pequena parte do seu território esta na Europa e grande parte na Ásia. Os resultados das eleições ali interessam ao mundo.

Estas eleições decidirão não apenas quem lidera a Turquia, mas também como ela é governada, para onde sua economia irá depois de sua moeda cair para um décimo de seu valor em relação ao dólar em uma década, e a forma de sua política externa, que viu a Turquia enfurecer o Ocidente ao cultivar laços com a Rússia e os países do Golfo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com