Sábado, 20 de Abril de 2024

Padre vítima de racismo mora de favor após protestos contra bispo

11/12/2014 as 15:00 | | Da Redaçao
O padre Wilson Luís Ramos, transferido da paróquia matriz de Adamantina (a 578 km de São Paulo) após ter sido vítima de racismo por parte dos fiéis, está morando de favor na casa de um outro padre da cidade e sua mãe está hospedada na residência de um morador da região.

"Ela acabou de deixar as roupas na minha casa. Eles não tinham para onde ir", afirma o homem que está hospedando a mãe do padre Wilson, e prefere não ser identificado.

A casa paroquial em Adamantina, onde o religioso estava, teve de ser esvaziada nesta terça-feira (9), mas a futura residência do pároco, na cidade de Dracena (a 634 km de São Paulo), ainda está ocupada. O padre da região, que ainda mora no local, não teria recebido o mesmo prazo para a transferência.

A reportagem tenta contato com o bispo desde a semana passada, inclusive para saber o porquê da saída do padre da casa paroquial antes que seu local de destino fosse liberado, mas ele não atendeu.

Padre Wilson teve que deixar a casa paroquial em Adamantina após manifestantes terem invadido uma missa de crisma na igreja Santo Antônio de Pádua, no último domingo (8), para protestar contra o bispo dom Luiz Antonio Cipolini, responsável pela mudança dele.

O novo responsável pela igreja matriz de Adamantina será o padre Rui Rodrigues da Silva, que deve chegar apenas no próximo dia 14 à cidade. Padre Wilson, porém, teve que deixar a casa paroquial agora, apesar de ele e a mãe só poderem seguir para a casa paroquial do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Dracena, em 28 de dezembro.

PROTESTO

Na missa deste domingo (9), mais de 300 pessoas seguravam faixas contra a transferência do padre Wilson, o primeiro pároco negro a ser nomeado para a igreja matriz de Adamantina, há dois anos. Os manifestantes ainda vestiam preto e usavam nariz de palhaço enquanto gritavam a frase que virou campanha na cidade: "Fica, Padre Wilson".

O alvo era o bispo Cipolini, que celebrava a cerimônia de crisma de alguns jovens. A cerimônia foi interrompida pelo menos três vezes por causa de apitos e gritos que pediam a permanência do padre Wilson e menosprezavam a presença do bispo.

Por muitas vezes o padre tentou acalmar os ânimos dos jovens que protestavam pedindo calma e respeito ao bispo, mas só era atendido depois de alguns minutos. Pessoas sentadas nos bancos da igreja, que estava lotada, ficaram de costas para o altar em um sinal de desprezo.

Muitas pessoas que não faziam parte da manifestação começaram também a aplaudir e apoiar o protesto, mas depois a opinião se dividiu. "Não concordo com esse tipo de agressão. Eles estão na igreja, precisam respeitar", disse Rita Araújo, que estava na missa. Até mesmo o padre Wilson disse a jornais da região que achou o ato "exagerado".

Durante a missa, Cipolini pegou o microfone e disse ter ficado "triste" por ver moedas jogadas em cima do altar e nos locais onde ficavam as hóstias. Como resposta, recebeu ainda mais gritos dos fieis.

No final da missa, um grupo impediu a saída do bispo, que teve os pneus do carro furado. O padre Wilson ainda tentou sair e pedir ajuda aos manifestantes. "Deixem o bispo sair, por favor". Mas, mais uma vez, não foi atendido pelos manifestantes.

Policiais militares entraram na igreja e um sargento foi obrigado a levar o religioso em uma viatura da PM para Marília, onde fica a diocese da região, por volta das 23h –quase 2h depois do término da cerimônia.

No sábado (8) um outro protesto ocorreu com mais de mil pessoas segurando faixas e caminhando pela cidade contra a decisão do bispo.

Em entrevista à Folha, Ramos disse que não concorda com a posição do bispo, mas respeita. "Não é o que eu desejo, gostaria de mais diálogo e uma conciliação".

CASO

Primeiro negro à frente da igreja matriz do município, o padre conta que, desde que assumiu a função, há quase dois anos, precisa lidar com o preconceito de uma parte dos fiéis de Adamantina.

"Um dia ouvi uma mulher dizer que deveriam tirar o galo de bronze [que fica em cima da igreja] e colocar um urubu", afirma.

Queixas de alguns fiéis que defendem a saída do padre –que incluem "atraso para terminar a missa"– foram levadas ao bispo da Diocese de Marília, dom Luiz Antonio Cipolini. Após consultas populares, ele decidiu transferir o padre em razão da "divisão" da comunidade sobre o caso.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com