Terça, 23 de Abril de 2024

Pinato celebra retorno das relações diplomáticas com a China

28/03/2023 as 14:16 | Brasil | Da Redaçao
Presidente dos grupos parlamentares Brasil-China e Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) aponta que as relações comerciais entre o país e seus parceiros econômicos deve estar acima das questões ideológicas, que prejudicaram os negócios das empresas brasileiras nos últimos anos.

Ele lembra que a China é o maior comprador da produção nacional, especialmente na agropecuária, e os ataques de integrantes do governo passado aos chineses colocaram em risco as relações diplomáticas entre os países.

O parlamentar lembrou do trabalho do Congresso Nacional, durante o período mais expressivo da pandemia de Covid-19, em neutralizar declarações que ameaçaram inclusive a importação dos insumos básicos para a produção de vacinas contra o coronavírus, e também os ataques de integrantes do então governo contra a lisura das eleições nos Estados Unidos.

Na área econômica, por outro lado, o congressista ressalta que o setor produtivo nacional deve buscar a agregação de valor às exportações para o país, que somaram perto de R$ 35 bilhões no ano passado, contra R$ 64 bilhões em importações. Fausto Pinato defende o apoio de agentes financeiros como o BNDES, o Banco do Nordeste e demais bancos públicos para que a indústria volte a produzir bens e não apenas exportar matérias-primas, ou seja, reindustrializar o país.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com