Sexta, 19 de Abril de 2024

Santa Fé do Sul registra primeiro caso positivo de Chikungunya

25/03/2023 as 09:54 | Santa Fé do Sul | Foco News
Na sexta-feira, dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul divulgou, através de nota, a confirmação do primeiro caso positivo de Febre Chikungunya no município.

Trata-se de uma paciente de sexo feminino, de 51 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 15 de fevereiro, fez exame de dengue e teve resultado negativo.

Posteriormente, devido aos sintomas intensos de dores articulares, a paciente passou por atendimento médico e realizou exame particular para Chikungunya, positivando. Na quinta-feira, dia 23 de março, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado do exame da paciente, que foi colhido e enviado ao Instituto Adolfo Lutz – IAL São Paulo, confirmando o caso.

A paciente passa bem.

Chikungunya

Assim como a dengue, a chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a doença é caracterizada por sintomas como febre alta de início e dores intensas nas articulações. Apesar da semelhança, a principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, com maior intensidade.

Para combater ambas as doenças é necessário tomar certos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Assim como a dengue, a chikungunya também força o paciente a se hidratar e repousar para recuperação.

O Ministério da Saúde sempre alerta a população e recomenda ir até a UBS mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento adequado a partir de qualquer suspeita ou sintoma.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com