Terça, 23 de Abril de 2024

SP vai contratar 15 mil professores e congelar ensino integral em 2023

03/02/2023 as 11:12 | Estado de São Paulo | Metrópoles
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta sexta-feira (3/2), dia volta às aulas na rede estadual de Educação, que vai contratar 15 mil professores para a rede ainda neste semestre. Ele afirmou, por outro lado, que não haverá neste ano uma nova ampliação do número de alunos no ensino integral – uma de suas promessas de campanha.

O congelamento de novas vagas na rede integral se dará para que o Estado possa fazer algo como um freio de arrumação no programa, que sofreu expressiva ampliação no ano passado e agora passa por dificuldades – como uma escola que foi interditada por falta de segurança.

“Nesse primeiro momento, não vai aumentar (a oferta de vagas). Antes de você pensar em criar mais escolas de tempo integral, você tem que reforçar as que a gente já tem”, disse Tarcísio.

“De 5.300 escolas que o Estado tem, você tem mais de 2.300 mil que já são de ensino integral. Não adianta você continuar ampliando a rede sem reforçar, qualificar, estruturar essas que já estão no tempo integral”, afirmou Tarcísio.

As informações foram repassadas durante a visita do governador e o secretário a uma escola do bairro Chora Menino, em Santana, zona norte da capital. A escola havia colocado tapete vermelho para os alunos e a comitiva do governador e teve apresentação de coral antes o início das atividades escolares.

Mais professores
O concurso para as 15 mil vagas anunciado por Tarcísio, ao lado do secretário da Educação, Renato Feder, havia sido autorizado pelo governo do Estado ainda em setembro do ano passado, na gestão Rodrigo Garcia (PSDB).

A expectativa é que os novos contratados assumam aulas hoje aplicadas por professores temporários, o que não deve trazer reduções significativas no número de alunos por sala.

Feder disse ainda que os alunos devem começar ter aulas redação com inteligência artificial a partir do segundo semestre, além de aulas de matemática e inglês “gameficadas” (ensinadas por meio de jogos).

Essas iniciativas serão possíveis graças a uma grande aquisição de computadores feita pela gestão passada, que incluiu contratos com a Multilaser – empresa da qual o secretário detém ações por meio de uma offshore.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com