Sábado, 20 de Abril de 2024

Pinato defende o fortalecimento do BRICS na sua nova legislatura

02/02/2023 as 13:36 | Brasil | Da Redaçao
Pronto para iniciar uma nova legislatura, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) afirmou que o momento é de unir os esforços para o desenvolvimento do Brics. O bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, atua para o fortalecimento da economia e mercado dos países emergentes. A fala do parlamentar ocorreu durante o jantar de comemoração da posse de seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, na noite dessa quarta-feira (1) em Brasília.

“O momento é de juntar esforços para beneficiar os países do BRICS que ajudarão na construção da economia global. Tivemos quatro anos sem apoio, mas vejo com otimismo o atual governo e o novo legislativo com a intenção de fortalecer esse importante bloco”, destacou o parlamentar.

Presidente das frentes parlamentar mistas do BRICS e Brasil-China, Pinato recebeu no encontro festivo o embaixador da China, Zhu Qingqiao;o da Índia, Suresh Reddy; da África do Sul, Muvi Mavimbela; do Irã, Hossein Gharibi e o primeiro Secretário da Embaixada da Rússia, Evgeny Erin. Também esteve no jantar o embaixador da Índia, Suresh Reddy.

O deputado viu a presença deles como um gesto gentil de todos e declarou que vai atuar no Congresso Nacional para aprovar matérias que ajudem a desenvolver o bloco.

“Eu estive em muitas reuniões com os embaixadores dos países do Brics e nesses próximos quatro anos vamos trabalhar para ter resultados efetivos. Tenho certeza que o governo federal vai liderar ações sincronizadas com o setor produtivo para garantir a recuperação econômica do nosso país e eu como presidente da frente parlamentar do BRICS vou mobilizar os parlamentares nas pautas necessárias para as aprovações de matérias que ajudem as parcerias”, afirmou o deputado.

Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. O parlamentar paulista também reforçou que o Brasil tem um papel importante com a grande potência no agronegócio e pode ser a solução da segurança alimentar global.

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomaram posse no Plenário Ulysses Guimarães nesta quarta-feira (1 /2) e definiram o presidente e os membros da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com