Quinta, 25 de Abril de 2024

Tarcísio discute ampliação de parcerias com a cônsul-geral da China

02/02/2023 as 08:44 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Na tarde desta quarta-feira (1), o governador Tarcísio de Freitas se reuniu com a cônsul-geral da China, Chen Peijie, para discutir sobre futuras ações de cooperação entre o país e o Estado de São Paulo. Em 2022, a corrente de comércio entre ambos chegou a US$ 29,1 bilhões, sendo que o estado ocupa a liderança no ranking brasileiro de importações vindas da China.

Agricultura, tecnologia, energia e educação foram algumas das áreas destacadas pelo governador durante o encontro. Ele informou que em breve haverá uma missão do Governo do Estado para visitar a BYD, empresa responsável pela fabricação dos veículos movidos a energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes, que atenderão a linha 17 do Metrô de São Paulo (linha Ouro). “O mundo passa por um momento de transição energética e a cooperação com a China também inclui essa temática. Vejo uma grande oportunidade para aprender e trazer iniciativas que ajudarão a transformar as cidades paulistas em smart cities”, declarou o governador. Freitas e Peijie discutiram ainda a possibilidade de projetos na área de segurança pública, que podem incluir cooperação para transferência de know-how e intercâmbio entre as polícias.

No campo comercial, o secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz apresentou o escopo da nova secretaria, responsável por formular políticas públicas de facilitação e promoção de comércio, bem como as iniciativas para atração de investimentos, as quais, de acordo com a cônsul chinesa, poderão trazer ainda mais empresas para o Estado. “Muitas empresas chinesas estão interessadas em entrar no mercado brasileiro ou expandir a cooperação. As ações da Secretaria de Negócios Internacionais vão contribuir para isso”, afirmou a cônsul.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com