Sábado, 20 de Abril de 2024

Pesquisa aponta que Goiânia é a cidade mais mal-educada do país

28/01/2023 as 12:49 | Brasil | G1
O jeitinho goiano não agradou um grupo de moradores que respondeu uma pesquisa e avaliou Goiânia como a cidade mais mal-educada do Brasil. Mas, o resultado da pesquisa deixou muita gente com um pé atrás e gerou polêmica nas ruas e nas redes sociais. A vendedora Clarissa Ribeiro é natural do Pará e discordou do levantamento.

“Eu não vejo isso. Goiânia tem um povo muito acolhedor com quem é de fora, até de outros lugares, países... Discordo totalmente dessa pesquisa. ‘Tá’ com nada, quem fez isso aí ‘tá’ revoltado”, falou.

A pesquisa foi feita pela plataforma Preply e ouviu 1,6 mil moradores locais e residentes das principais cidades do país. Na outra ponta da pesquisa, a campeã no pódio da melhor educação foi Brasília (DF). Entre os itens avaliados, o site considerou atitudes como não prestar atenção aos pedestres no trânsito, falar muito alto em público e se distrair ao celular.

O casal de criadores de conteúdo Rafael Manteufel e Tiago Reis, são do interior de São Paulo e embarcaram a uma aventura rumo ao Alaska. De passagem em Goiânia, eles também discordaram da pesquisa.

“Ficamos uma semana em solo goiano e a gente só tem coisa boa para falar, fomos muito bem recebidos”, afirmou Thiago Reis.

“A gente não teve nenhuma experiência ruim, tanto que a gente passou aqui só para fazer um trabalho que seria de dois dias e a gente não tá conseguindo ir embora”, completou Rafael.

Por outro lado, há quem concorde com o resultado do levantamento, principalmente considerando o quesito “trânsito”.

“Realmente, no transito [a falta de educação] ‘tá’ refletindo bastante, o pessoal não sabe dar uma seta, não sabe estacionar, é tenso”, falou o vendedor Emanoel Duarte.

Direto do Haiti, para Goiânia, um vendedor contou que também foi bem recebido na capital. O gosto pelo jeito goiano foi tanto, que ele disse que está juntando dinheiro para trazer os sete filhos.

“O povo é bom, tratam bem”, brincou.

A pesquisa
Seguidos de Goiânia, aparecem Rio de Janeiro e Porto Alegre, segundo a pesquisa sobre a falta de educação. Já no ranking de cordialidade, depois da capital federal, apontam Natal e Curitiba. Veja lista abaixo:

Cidades mais mal-educadas, de acordo com os residentes
(com pontuação de 1 a 10, sendo 10 a mais mal-educada)

Goiânia - 6.76
Rio de Janeiro - 6.58
Porto Alegre - 6.50
Salvador - 6.49
Belo Horizonte - 6.48
Manaus - 6.41
Fortaleza - 6.40
São Paulo - 6.34

Cidades mais mal-educadas, de acordo com os residentes
(com pontuação de 1 a 10)

Brasília - 5.74
Natal - 5.85
Curitiba - 5.91
Campinas - 5.93
Recife - 6.07
Belém - 6.22
São Luís - 6.34

Veja os itens avaliados por quem respondeu à pesquisa, segundo do site:

Ter a atenção totalmente voltada ao telefone em público
Não dar a vez para outras pessoas no tânsito
Não reduzir a velocidade ao dirigir em áreas próximas a pedestres
Fazer muito barulho em público
Não cumprimentar estranhos
Assistir a vídeos em público
Falar no viva-voz em público
Ter uma linguagem corporal fechada
Não respeitar o espaço pessoal das outras pessoas
Ser grosseiro com funcionários
Não dar gorjeta
Furar a fila
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com